Educação / Conscientização

03 de Dezembro de 2014 10h12

Alunos do Programa de resistência às drogas recebem certificados

03/12/2014

Rosane Brandão

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso promove nesta quinta-feira (4), às 16h, a formatura e entrega de certificados a 400 alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento ocorrerá no ginásio do Complexo Dom Aquino.

O Proerd é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar de Mato Grosso, e foi implantado nas unidades de ensino da rede municipal há 14 anos. Contribui com as escolas na orientação e conscientização dos alunos para uma vida mais saudável, por meio de um modelo de tomada de decisão e estratégias de recusa às drogas.

As escolas municipais que participarão da formatura são a Orlando Nigro, Elza Luiza Esteves, Madre Marta, Guilhermina Figueiredo e Octayde Jorge.

Programa - O Proerd disponibiliza material de apoio (livro do estudante), composto de dez lições que abordam fatos sobre drogas, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões negativas dos colegas, exercitar o autocontrole, capacidade de lidar com as tensões, identificar os riscos e as consequências de suas escolhas, habilidade de decidir e interagir em grupo, comunicar-se de maneira mais confiante e eficiente, tornar-se um cidadão seguro e responsável, potencializar a valorização à vida.

Com a filosofia de educar para transformar faz parte da integração e cooperação de ações sociais para redução de criminalidade, essa cooperação tem como objetivo através das lições, estruturar as crianças do ponto de vista psicológico para que sejam menos vulneráveis, enriquecer o currículo escolar, aproximando-o da realidade dos alunos, estimular o desenvolvimento social, para que todos passem a se preocupar uns com os outros, envolver os pais na vida escolar de seus filhos.