Educação / FESTIVAL DA JUVENTUDE

08 de Agosto de 2019 10h10

Alunos do Ensino Fundamental e da EJA participam do Festival da Juventude

08/08/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Cerca de 400 alunos, a partir dos 13 anos, de sete unidades escolares da rede municipal de Educação, participam do Festival da Juventude, nesta sexta-feira (09), das 13h às 22h, no Museu do Rio, na Orla do Porto. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, comemora o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto. Na ocasião, também será dada a posse oficial dos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude.

Os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão das palestras e oficinas, com o objetivo de agregar conhecimento, numa experiência única.

O secretário Municipal de Educação, Alex Vieira Passos destacou a importância da iniciativa realizada pelo poder público e parceiros da sociedade civil organizada, priorizando ações voltadas para a formação e integração do jovem. “A gestão Emanuel Pinheiro, por meio de ações inovadoras, está fazendo a diferença na Educação do município, implementando políticas públicas voltadas para as crianças e jovens, garantindo o direito a uma Educação integral, humanizada e de qualidade, e contribuindo para implantar melhorias, reduzindo as desigualdades e atendendo a população mais vulnerável”, disse Alex Vieira Passos.

Na programação do Festival estão previstas, no período da tarde, a realização de palestras e oficinas, com temas como cidadania, crimes cibernético, bullying, segurança no trânsito, primeiro emprego, teste vocacional e ensino superior. As inscrições para as palestras e oficinas podem ser feitas no local.

À noite acontece a programação cultural com oficinas de capoeira e de cheerleaders, batalha de hip hop, Dj Monteiro, apresentações de Siriri e Cururu do grupo Flor Ribeirinha, Bateria das Atléticas e os grupos musicais Heróis de Brinquedo e Jhonatan & Adam.

No espaço do evento serão montadas tendas. Numa delas, a Secretaria Municipal de Educação irá expor materiais sobre os projetos e programa que estão sendo desenvolvidos nas unidades escolares, como o combate ao bullying, programas voltados ao empreendedorismo, e outros.

O Festival da Juventude é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e também recebe apoio da Secretaria Municipal de Educação, de de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e entidades parceiras: A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Seccional de Mato Grosso), a Policia Militar de Mato Grosso (PMMT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Rotaract, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a Faculdade de Cuiabá (FAUC) e o Fórum Mato-grossense de Capoeira.

Sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve) e a realização do Festival, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que é um marco e um convite para que os jovens possam participar com seu potencial, seu espirito critico, suas ideias e opiniões para a gestão da cidade e para o protagonismo. “A realização do Festival, e a criação do Conselho da Juventude, são marcos de um novo tempo, é a efetiva participação da juventude na construção de políticas públicas, é dar poder, vez e voz para a nossa juventude. Somente dessa forma estamos canalizando a força e o potencial nossos jovens para uma corrente positiva, para que possamos construir a Cuiabá do futuro, que respeite os segmentos organizados da sociedade e que respeite, principalmente, o direito de participação dos mais jovens”, ressaltou Emanuel Pinheiro.