Educação / FORÇA TAREFA

27 de Junho de 2020 07h03

Alunos de unidades do campo recebem atividades pedagógicas impressas

27/06/2020

MARIA BARBANT

Assessoria/SME

Arquivo

Os alunos matriculados nas unidades do campo, não atendidos pelo ensino à distância (EAD) devido as dificuldades de sinal de internet e grandes distâncias das comunidades e sítios, estão sendo atendidos com atividades impressas, complementadas com os kits pedagógicos e de material escolar. A distribuição das atividades e o acompanhamento dos alunos são feitas pelas equipes das unidades do campo, assessoria pedagógica da Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Transporte da Secretaria Municipal de Educação.

Com a suspensão das atividades presenciais nas 164 unidades escolares públicas do município desde partir de março, em cumprimento aos decretos que definem medidas de prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Cuiabá implementou uma serie de ações a fim de manter o processo de ensino, aprendizagem, e a proximidade entre professores e estudantes, atendendo de forma positiva as necessidades da comunidade. Com o auxílio da tecnologia, viabilizou o acesso dos alunos ao conteúdo pedagógico por meio do ensino à distância (EAD), com aulas transmitas e disponibilizadas em diferentes plataformas e o acompanhamento de professores e assessores pedagógicos, com a implementação do Programa @Portal da Escola Cuiabana.

Para atender os mais de 2,5 mil alunos de 8 unidades do campo matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação montou uma logística para a entrega e recolhimento das atividades nas comunidades mais distantes e sítios.

Além dos kits pedagógicos dos Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), para a Educação Infantil, de Melhoria da Proficiência (PROMP), para o Ensino Fundamental, da Escola da Inteligência e de material escolar, os alunos estão recebendo atividades impressas.

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que a meta da gestão Emanuel Pinheiro é atingir 100% dos cerca de 52 mil alunos matriculados nas 164 unidades educacionais de Cuiabá. “A força tarefa montada para a entrega dos materiais físicos, as atividades impressas, livros dos programas e materiais didáticos são parte das medidas adotadas pela gestão e estão suprindo as necessidades desses alunos, elevando o número de atendimentos das unidades e diminuindo os impactos sociais e pedagógico, causados pela suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais. Com mais essa ação, a Secretaria de Educação cumpre as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro de que o processo de ensino aprendizagem não pode ser interrompido”, salientou Edilene Machado.  

As atividades impressas estão sendo entregues quinzenalmente, conforme o planejamento de cada unidade, bem como o recebimento das  devolutivas dos estudantes. Duas remessas de materiais impressos já foram entregues nas comunidades e sitios mais distantes das escolas municipais localizadas na área rural.