Educação / Democracia

05 de Novembro de 2014 09h47

Alunos de escolas municipais tomam posse como deputados mirins

05/11/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Os quatro alunos de escolas municipais que foram selecionados para a 6ª Legislatura do Projeto Parlamento Mirim tomaram posse na noite de segunda-feira (03) em uma sessão especial realizada no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Os alunos Eduardo Gonçalves, 13 anos, Camila Horrana Gomes, 15 anos, Bruna Valéria, 12 anos, e Kaique Pereira, 12 anos, representam as escolas Dejani Ribeiro, Ranulpho Paes de Barros, José Luiz de Borges Garcia e Lenine de Campos, respectivamente. Eles compõem a 6ª Legislatura com outros 20 parlamentares mirins.

A aluna Camila Horrana foi eleita a presidente da Mesa Diretora. Ela concorreu ao pleito pela chapa 2, juntamente com mais dois colegas, que receberam 13 dos 24 votos. 

“Minha intenção é entrar para a vida política futuramente, quem sabe como uma deputada estadual. Conhecimento sobre o papel do poder legislativo eu já estou adquirindo”, disse a aluna, acrescentando que pretende fazer faculdade de Direito para conhecer melhor as leis que regem o país.

Assim como Camila, os demais alunos também acreditam que essa experiência vai ajudá-los no futuro. “Estamos adquirindo muito aprendizado com essa experiência, uma delas é que os deputados têm muitas responsabilidades e uma delas é trabalhar em prol da população”, disse Eduardo Gonçalves. 

“É uma oportunidade que tenho para ajudar a minha comunidade, principalmente os idosos”, explicou Kaique, cujo projeto apresentado é direcionado para a implantação de laboratório para manipulação de medicamentos de uso contínuo. 

Mesmo não pretendendo seguir carreira política, a aluna Bruna Valéria quer aproveitar esse momento para trabalhar em prol da sua comunidade. “Quero trazer a comunidade para dentro da escola, criando um espaço cultural para ser usado por ela, assim os alunos terão um local para ocupar o tempo ocioso”.   

Conforme destacou a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o projeto Parlamento Mirim auxilia na formação dos alunos, promovendo o exercício da cidadania e a construção do conhecimento acerca do processo eleitoral. “Ao conviverem com projetos como esse, os alunos têm a oportunidade de não só conhecerem o espaço onde atuam os deputados, mas, principalmente, o processo democrático no poder legislativo”, disse.

“Estamos preparando esses jovens para, quem sabe, algum dia serem um parlamentar. Para mim é uma honra ter aqui tantos jovens interessados e participando desse momento”, disse o deputado João Malheiros.