Educação / Oportunidade

10 de Abril de 2014 17h22

Alunos de escola municipal visitam Arena Pantanal

10/04/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 30 alunos da escola de educação básica Glaucia Maria Borges Garcia, do bairro Despraiado, visitaram nesta quinta-feira (10) as dependências da Arena Pantanal, palco de jogos da Copa do Mundo de 2014.

A visita é parte das atividades que integram o projeto da escola “Copa 2014”, que é trabalhado com os alunos interdisciplinarmente. Os alunos, com idade entre 9 e 10 anos, foram privilegiados, pois a escola foi a primeira a ser beneficiada pela Secopa para uma visita dentro da Arena após a reforma.

A idealizadora do projeto, professora Sebastiana Guimarães da Silva, explica que o tema copa do mundo é trabalhado com os alunos com diversas atividades pedagógicas, envolvendo todas as disciplinas. A geografia, por exemplo, trabalha a localização dos países e a transformação da cidade. O histórico da copa do mundo e de seus jogadores entra na disciplina de História. Já na matemática é destacado o comércio desses países.

Segundo a professora, a discriminação racial e o respeito à diversidade também são temas bastante discutidos durante as atividades em sala de aula. “Cuiabá vai receber pessoas de outros países, de culturas e tradições diferentes e é importante nossos alunos conhecerem isso”.

Durante a visita, era visível no rostinho de cada criança o encantamento por estar dentro da Arena Pantanal, lugar onde a maioria talvez não tenha a oportunidade de voltar. O aluno Afonso Ferreira, 9 anos, era só alegria. Fã do jogador Neymar, ele disse que espera poder voltar um dia ao estádio para ver seu ídolo, que defende o time do Barcelona, jogar. 

Mesmo com a perna engessada, por causa de um acidente de trânsito, a aluna Adriele Alves, 9 anos, não quis perder a oportunidade de visitar o estádio que será sede da copa do mundo. A garota contou com o apoio de seu pai, o fiscal da Secretaria de meio Ambiente, Neudes Alves, para percorrer o local.

“Esse passeio era muito importante para minha filha e como ela não tinha condições de vir sozinha eu me ofereci para trazê-la”, disse Neudes Alves, torcedor do time do Vasco, que joga com o Luverdence no próximo dia 26 na Arena Pantanal. “Com certeza vou estar aqui para assistir o jogo”.

Mas, não foram somente os alunos que ficaram encantados em conhecer cada cantinho da Arena, os professores também aproveitaram a oportunidade para registrar o momento histórico. “É uma oportunidade única. Tenho certeza que todos aqui vão se lembrar por muito tempo desse momento”, disse a professora Silvia Souza.

Conforme destacou Silvia, antes da visita os alunos assistiram a um vídeo, mostrando como era o local antes da construção da Arena Pantanal até chegar ao processo de modernização. “Eles conheceram como era o ambiente natural e agora, depois de modificado”.

Além das duas professoras, os alunos foram acompanhados do professor de Artes, José Antônio, da professora de educação física e da diretora da escola, Jesuína Rodrigues.

A ida dos alunos à Arena Pantanal foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, com a Secopa e a Polícia Militar, que disponibilizou o ônibus para levar os alunos, inclusive um motorista militar.