Educação / CIVISMO

09 de Setembro de 2019 13h15

Alunos de Cuiabá participaram das comemorações da Independência do Brasil

09/09/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinbo

Arquivo

Alunos da rede municipal de Educação de Cuiabá comemoraram o dia da Independência (7 de setembro), com desfiles e festa. Na Avenida Getúlio Vargas, palco tradicional das comemorações na Capital, junto com militares das Forças Armadas e civis marcaram presença no desfile ocorrido na manhã do último sábado, em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil. 

No total, 210 alunos das escolas municipais de Educação Básica, integrantes das premiadas fanfarras das EMEBs Ana Teresa Arcos Krause, Maria Dimpina Lobo Duarte e Ranulpho Paes de Barros, participaram do desfile cívico – militar na programação organizada pelo Governo do Estado. Foram 1.500 pessoas, além de equipamentos militares, veículos e carros antigos.

A solenidade começou com o hasteamento das bandeiras, do Brasil, de Mato Grosso e de Cuiabá. Evelyn Vitoria, aluna do 8º Ano e integrante há quadro do Corpo Musical da EMEB Ranulpho Paes de Barros, disse que sempre participa. “Sempre desfilo, além de comemorar a Independência do Brasil, é também uma oportunidade de apresentar o nosso trabalho”.

Jederson Alves, 7º Ano, há três anos na fanfarra estava entusiasmado. “É muito bom mostrar o que aprendemos para as pessoas e comemorar uma data tão importante para o Brasil”, disse.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro e a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, representando o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, participaram da cerimônia que contou com a presença autoridades civis e militares.

COMEMORAÇÃO

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cel. José Meireles, no bairro Areão (Centro Sul da capital), o desfile aconteceu na sexta-feira (6), com a participação 285 alunos da unidade e da Creche Municipal Lucila Fortes, que fica no mesmo bairro.

As crianças percorreram a Rua Maracanã ao som da Fanfarra e Banda Marcial da Escola Estadual Alice Fontes localizada na região da Morada da Serra.

A equipe pedagógica da unidade explicou que o desfile está no plano político pedagógico da escola e que servidores, professores, pais e alunos, além da comunidade, se mobilizaram para o evento que também homenageou a cultura cuiabana.

Antes do desfile, acompanhado por moradores de bairros vizinhos, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro. "Temos o dever e a obrigação com as nossas crianças, de todo ano realizar o desfile, que na verdade traz mais civismo e orgulho de sermos todos brasileiros”, disse a diretora da unidade, Eudalina da Silva Magalhaes lembrando que este é o quarto ano que o desfile acontece.

"O que notamos após o desfile, é um brilho nos olhos de crianças, dos pais e dos professores, em cumprir a função de ensinar as crianças, a honrarem desde cedo a nação brasileira", salientou Eudalina.

“Estou acompanhado meu filho com a maior satisfação e alegria, com quatro anos já está comemorando o ato cívico, que é um direito do cidadão", disse o pai de Wesze, João Batista do Nascimento. 

Para Kleiton Macelo, pai de Manuela Kassia, o gesto da escola para com os alunos só amplia a educação da criança. "Mostra para a criança a importância da independência do Brasil. Isto aqui é um resgate do civismo para todos", comentou ele.

Liliane Siqueira, mãe de Nicolas, disse que o filho vinha alertando a mãe para o dia do desfile. "Acho este momento, muito importante para o Nicolas, e para que ele perceba como é bom estar na escola e, o que é o civismo. O melhor sinal é ele estar acenando a bandeira a todo o instante", resumiu a dona de casa.