Educação / CUIABÁ 299 ANOS

07 de Abril de 2018 08h05

Alunos dão show de cidadania na final do concurso de dança do Educando para Cuiabania

07/04/2018

LUCIANA SOUZA

Jorge Pinho

Arquivo

Respeito, igualdade, dignidade, inclusão social e muita alegria ao som dos ritmos do Siriri e Rasqueado cuiabano, abraçando a inserção da cultura local como umas das bases de aprendizado escolar. Com esse exemplo de cidadania, os alunos da rede de ensino do município abrilhantaram a final do concurso de dança da 4ª edição do projeto Educando para Cuiabania – Cuiabá rumo aos 300 anos, ao longo da amanhã desta sexta-feira (6), mostrando conscientização de preservar suas raízes, na construção de uma Cuiabá melhor para se viver.

Contemplando o belo espetáculo, a primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, se encantou com a união demostrada entre as equipes e destacou a dedicação de cada uma em levar ao palco essa manifestação cultural, através da essência dos elementos que formam a história da amada Cuiabá.

 “Uma honra estar entre essas crianças graciosas e inteligentes. Fazer parte desse momento é, para mim, aprendizado constante, pois não existe professor melhor que as crianças. Essas que são nosso futuro, a transformação da cidadã, a qual estamos trabalhando para alcançar. Quero agradecer pela oportunidade de partilhar dessa manhã educadora, com essas crianças dando uma aula de cidadania para os presentes. Estão todos de parabéns pelo maravilho presente que estão entregando à Cuiabá, em seu aniversário de 299 anos”, frisou  Márcia.

Para o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, o evento vai além de uma competição.  É a expressão do amor de um povo à suas raízes, principalmente nesse marco dos 300 anos, em que a gestão atual vem resgatando o passado para construir uma cidade onde a população viva com qualidade, dignidade.

“ Enxergar a alegria de todos aqui, só nos mostra que nosso povo ainda vibra  diante das raízes de suas origens. Isso é essencial para acreditarmos em um futuro diferente, novo, em que todos estarão inseridos em contexto mais humano e vivendo de maneira digna. Esse momento é mais que o recebimento de prêmios. Creiamos que estamos iniciando uma nova era e que vocês fazem parte  desse registro histórico. Grato por poder ajudá-los nesse processo, onde, tenho certeza, os protagonistas são vocês,” ressaltou o secretário.

A final foi formada por oito unidades escolares, do ciclo um e dois de ensino, entre escolas, Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), onde foram premiadas, em 1º, 2º, 3º e 4º lugar cada modalidade, com bicicletas, kits de livros, desenhos e jogos.   Desses, quem se sagrou campeã na modalidade Jardim foi o CMEI Oscar Amélito, que dançou e encantou com a cor amarela prenominando, em um jardim de coloridas flores, ao som do lindo cântico de Siriri. ‘Olha a moringa, olha a moringa, quem vai levar’.

“Além da felicidade de ter o reconhecimento do nosso trabalho, também estamos gratos por presenciar o envolvimento das crianças no projeto, o quanto eles gostam de estar aqui, de mostrar a dança e confraternizar o momento com os demais. Creio que esse seja o espírito do projeto. Desenvolver a conscientização da importância da cultura com parte integrante da educação e incluir a todos em um sistema social de igualdade”, disse a professora Graciela de Castro, do Oscar Amélito, que também levou o segundo lugar na modalidade Educação infantil.

Idealizadora do projeto, a secretária de Educação, Edilene Machado, subiu ao palco para entrega dos prêmios e observou que a maior recompensa não são os bens. Que o maior galardão que estavam levando da 4ª edição do Educando, é poder encontrar, em cada um, características tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, promovendo a igualdade, o respeito. O abraço as diferenças como uma só cultura.

“Eu sonhei com esse projeto, e vê-lo realizado, a partir de vocês, é extremamente gratificante para mim. Em saber que juntos estamos construindo a Cuiabá tricentenária, fico pensando na grande oportunidade nos concedida, pois existem muitos artistas, profissionais excelentes, no mercado, mas somos nós que estamos aqui, trabalhando nesse momento de renovação, de novos tempos. Educação e cultura gera, sim, cidadania, e estamos promovendo esse processo. Parabéns para nós”, reiterou Edilene.   

Mais talentos - Além do concurso de dança de Siriri e Rasqueado, a 4ª edição do Educando para Cuiabania trouxe também culinária, desenhos e vídeos.  Quem levou o primeiro lugar no desenho, com o tema “Pintando minha Cuiabá”, foi Emeb Profª Tereza Lobo, com a premiação de uma linda bicicleta à aluna Maria Clara Rosa, do 3º ano.  Logo, o primeiro lugar do vídeo retratando “As belezas de Cuiabá, a Emebc Nossa Senhora da Penha de França, um moderno aparelho Smartphone, ao aluno Gabriel Santana de Almeida, do 6º ano.

A gastronomia ficou por conta dos alunos do EJA - Educação para Jovens e Adultos.  E quem inovou e ficou com o primeiro lugar, foi o aluno da Emeb Nossa Senhora de Aparecida, com o prato “Lasanha de Pintura e purê de banana da terra”, seo Manoel Alfredo dos Santos, que vai assistir sua programação em um mega aparelho de TV 40”.  Mais ações - A ação da 4ª edição do Educando para Cuiabania se estende por todo mês de abril. Mais ações -  Com uma programação voltada para o 3º ciclo de ensino, faixa etária de 12 a 14 anos, o projeto realiza, em dias alternados, o ‘City Tour’ - passeios por lugares históricos da Capital, com palestras e orientações de vários temas, como meio ambiente.

 

Resultados e premiações em anexo