Educação / PLANTIO

13 de Maio de 2019 16h15

Alunos da rede pública participam de plantio de mudas do projeto Verde Novo

13/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Alunos de duas unidades da rede pública municipal de Educação participaram no último final de semana de uma programação especial. Na sexta-feira (10), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Fábio Firmino Leite, do bairro Doutor Fábio II, plantaram mudas de árvores na parte interna e externa da escola e no sábado (11) foi a vez dos alunos do CMEI Marília Inês Pedrollo Salomoni.

A ação foi realizada por meio de uma parceria entre  através do Projeto Verde Novo, que é desenvolvido pelo o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O intuito é levar à toda comunidade a conscientização da arborização urbana na cidade de Cuiabá.

Na sexta-feira foram plantadas 24 mudas e distribuídas outras 200 para os alunos, professores, pais dos alunos e comunidade. Durante a programação, as crianças assistiram palestras de educação ambiental promovidas pelas engenheiras florestais do Juvam e participaram do jogo Rebojando junto com o palhaço Lelé Picolé Curimpampam, interpretado pelo sargento da PM Ambiental Marcelo Campos (Juvam). Eles aprenderam brincando com um tabuleiro de lona, com um percurso, onde as crianças precisam responder corretamente as questões sobre o meio ambiente para avançar. Depois das brincadeiras, os alunos realizaram o plantio das mudas.

A Engenheira Florestal da Juvam, Rosiani Carnaíba, disse que o projeto já foi desenvolvido em várias escolas municipais e foram distribuídas mais de 36 mil mudas de árvores. “Nós começamos com esse projeto para levar o conhecimento sobre a importância da arborização e seus benefícios, fazendo com que os alunos tenham mais iniciativa de plantar e cuidar das árvores e, porque é muito mais fácil você conseguir conscientizar uma criança hoje do que um adulto. Então, estamos indo nas escolas municipais com palestras de educação ambiental e o plantio dentro e/ou fora das escolas, onde tiver espaço ou áreas verdes, para sombrear ou até mesmo para a criação de um pomar”, explicoua Rosiani.

A Prefeitura de Cuiabá colabora com substratos para as mudas e também oferta espaços para o plantio. As mudas são doadas de acordo com o decreto nº 5.144, de 15 de fevereiro de 2012, que especifica quais as espécies são adequadas para plantar no município.

Para a coordenadora da escola Rubinete Augusta, o projeto agrega  conhecimento. “Nós trabalhamos em sala de aula com as crianças com um projeto sobre sustentabilidade e o Verde Novo veio para reforçar a importância de cuidar do meio ambiente, das árvores e das nossas águas, principalmente”.

A ação contou com a ajuda voluntária do professor de Geografia Adeneval da Silva Teodoro, que desenvolve o projeto. “As crianças são o nosso futuro – Conscientizar é o caminho” que ensina os alunos a diminuir os impactos ambientais. “Se ensinarmos as nossas crianças a preservar o meio ambiente, eles crescerão conservando a nossa flora e fauna. E hoje, com a parceria do Verde Novo, vamos levar à toda comunidade uma oportunidade transformar o bairro em um espaço melhor, doando as mudas de árvores para serem plantadas e assim contribuir  com a preservação do meio ambiente”, declarou Adeneval.

No sábado foi realizado o plantio de 500 novas árvores frutíferas e nativas em torno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marília Inês Pedrollo Salomoni, no Residencial Santa Terezinha. Lá foram distribuídas 500 mudas para a comunidade. A ação contou com o apoio dos voluntários do sorvete social.

No período da tarde, houve uma conscientização ambiental para os moradores do bairro e programação especial para as crianças com brincadeiras feitas pelo palhaço Lelé Picolé Curimpampam e distribuição de sorvetes, açaí e guloseimas.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)