Educação / RODA DE CONVERSA

22 de Outubro de 2018 13h48

Alunos da rede pública municipal de Cuiabá discutem temas como direitos humanos e bullying

22/10/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Alunos do 2º ciclo das Escola Municipal de Educação Básica (EMEB's) Prof.ª Guilhermina de Figueiredo e Jesus Criança participam respectivamente nesta segunda-feira (22) e na próxima quarta-feira (24), nos períodos (matutino e vespertino), de uma roda de conversa promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- seccional MT) sobre o tema: Direitos Humanos. A iniciativa faz parte da proposta da instituição de contribuir para a formação integral dos alunos da rede pública municipal de Cuiabá. Além da parceria com a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa conta com o apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, que está realizando uma pesquisa junto às unidades escolares.

Na semana passada a roda de conversa foi realizada na EMEB Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Colorado.

O presidente da Comissão Jovens Advogados (Cojad) da OAB-MT Márcio Medeiros Neto explicou que a ideia do projeto é empoderar e qualificar as crianças, para que elas se tornem protagonistas da sua própria história. “Nossa proposta é trazer para as salas de aula o debate sobre temas de interesse, contribuindo com a formação integral dos alunos, professores, pais e a comunidade escolar, esclarecendo sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato, palestra, debates ou roda de conversa”, disse Márcio Medeiros Neto.

O projeto chamado de OAB vai à Escola existe há mais de 12 anos e somente este ano, em Cuiabá, já visitou mais de 40 unidades escolares públicas discutindo temas como o direito das mulheres, trabalho infantil, jovem aprendiz, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bullying, direito digital, entre outros.

Em quatro unidades escolares pesquisadores da Unemat estão aplicando um questionário junto aos professores, funcionários e alunos. Ao todo estão participando 20 professores, oito funcionários, 60 alunos do Ensino Básico e 20 da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É uma pesquisa por amostragem. Ao final teremos uma série de informações que poderão ser úteis aos gestores, e a toda comunidade escolar, a fim de melhorarmos a qualidade da Educação que estamos ofertando”, explicou a coordenadora da pesquisa que está sendo realizada pela Clínica de Direitos Humanos e Meio Ambiente da Unemat, sobre a estrutura e educação nas escolas, professora Marilise Ana Deon Peterline.

A diretora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Geiza Lúcia de Oliveira comemorou a pareceria com a OAB e lembrou que várias iniciativas implementadas na unidade de ensino, contribuem com a formação das crianças. “Temos vários projetos que influenciam positivamente na formação das nossas crianças, tornando os alunos mais conscientes, cientes de seus direitos e deveres, dotados de valores e ética, o que, sem dúvida, os tornarão cidadãos comprometidos com o próximo. Nossa intenção com essa e outras iniciativas é tornar a escola cada vez mais acolhedora e humanizada para alunos, pais, profissionais que aqui atuam e a comunidade”, disse ela.

A unidade atende 726 alunos, da Educação Infantil até a modalidade de EJA. Entre os projetos que desenvolve estão o Escola da Inteligência, projetos de leitura, esportes e ainda cede o espaço para as várias ações sociais desenvolvidas na comunidade.

Participou também da roda de conversa na EMEB Nossa Senhora Aparecida a advogada e membro da Comissão Jovem Mara Yane Barros Samaniego.

 

Serviço

 

Roda de Conversa - Direitos Humanos

Data: 22/10 - EMEB Profª Guilhermina de Figueiredo (matutino e verspertino)

 

Data: 24/10 - EMEB Jesus Criança (matutino e vespertino)