Educação / ÁGUA PARA O FUTURO

07 de Novembro de 2018 12h00

Alunos da rede pública de Cuiabá, vencedores do concurso, serão premiados na próxima sexta-feira (9)

07/11/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

 A cerimônia de premiação dos alunos da rede pública municipal de educação, vencedores do concurso de Desenho, Vídeo e Redação do projeto Água para o Futuro, será na próxima sexta-feira (9), às 09 horas, no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

O concurso, que teve como tema ‘A importância das nascentes em Cuiabá’, é uma iniciativa do Ministério Público Estadual em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de despertar nos estudantes, o interesse pelos temas relacionados  aos recursos hídricos, incentivando a  reflexão e o debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Diretoria de Ensino da SME, Jane Regina da Silva Costa, a proposta é que os participantes se tornem multiplicadores dessas ideias. “Por meio dos alunos, estaremos disseminando a ideia da  importância de garantir  a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para esta e as futuras gerações”, salientou ela.

A diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda dos Santos, avaliou positivamente a iniciativa. “O concurso fortalece a educação ambiental no currículo das unidades de ensino da rede pública de educação de Cuiabá. Assim, estamos enriquecendo as práticas pedagógicas e incentivando a comunidade escolar a buscar uma vida sustentável",  destacou a diretora.

O coordenador do projeto, o Promotor de Justiça Gerson Barbosa disse que o projeto Água para o Futuro é  hoje uma referência nacional. “Em Cuiabá, nosso objetivo maior é localizar e preservar as nascentes, e fazer com que o projeto chegue a todos os lares cuiabanos. Por isso, é fundamental envolvermos as escolas. Os  alunos desempenham um papel estratégico na propagação das informações junto aos seus familiares, amigos e vizinhos”, destacou o Promotor.

Concurso

O concurso foi dividido de forma que todos os alunos fossem contemplados, respeitando a idade escolar de cada um. Desenhopara os estudantes do 1º ciclo; Vídeo para alunos do 2º ciclo e EJA e Redação para os estudantes do 3º ciclo (ensino médio). 

Desde o lançamento do concurso, em junho, os professores trabalharam o tema com os estudantes, incentivando o debate. A seleção preliminar dos trabalhos foi realizada pelas escolas e a final ficou sob a responsabilidade da Comissão Julgadora do concurso.

 

Premiação

Concurso de Desenho

Premiação para os estudantes

1º lugar na categoria 1º ano – 1 bicicleta

1º lugar na categoria 2º ano – 1 bicicleta

1º lugar na categoria 3º ano – 1 bicicleta

Premiação para unidade de ensino

As unidades escolares vencedoras em primeiro lugar de cada categoria receberão cada uma um kit de bandinha rítmica.

Concurso de Vídeo

Premiação para os estudantes na categoria 2º ciclo

1º colocado – 3 smartphones

2º colocado – 3 bicicletas

3º colocado – 3 tablets

Premiação para os estudantes na categoria EJA

1º colocado – 3 smartphones

2º colocado – 3 bicicletas

3º colocado – 3 tablets

Premiação para unidade de ensino

1ª colocada – categoria 2º ciclo – 1 computador

1ª colocada – categoria EJA – 1 computador

Concurso de Redação

Premiação para os estudantes

1º colocado – 1 smartphone

2º colocado – 1 bicicleta

3º colocado – 1 tablet

Premiação para a unidade de ensino

1ª colocada – 1 computador

Projeto 

O projeto Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executado em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Ação Verde, Prefeitura de Cuiabá e as concessionárias Águas Cuiabá S/A.

O projeto envolve profissionais de diversas áreas no armazenamento e processamento de dados geográficos, desenvolvimento do site e aplicativo para smartphone, filmagens aéreas monitoramento, inspeções e perícias, confecção de mapas, entre outras funções.

Dos 550 pontos vistoriados na Capital, até agora, mais de 200 nascentes já foram confirmadas pelo projeto.

 

Serviço

Premiação do concurso de Desenho, Vídeo e Redação do Projeto Água para Futuro

Data: 09/11

Horário: 09h

Local: auditório da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.