Educação / Qualidade

27 de Novembro de 2015 17h41

Alunos da rede municipal vencem etapa regional do projeto MPT na Escola

27/11/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Duas escolas da rede municipal de Cuiabá conquistaram o primeiro lugar em duas modalidades do projeto MPT na Escola 2015, na etapa regional, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Os trabalhos foram produzidos com a temática “Erradicação do Trabalho Infantil”.

 

As escolas Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e Francisco Pedroso da Silva conquistaram a melhor colocação nas modalidades Poesia de Cordel e Música/Paródia, respectivamente. Esses dois trabalhos representaram Cuiabá na etapa nacional, e ambos conquistaram o sexto lugar em suas categorias.

 

A rede municipal de Cuiabá participou do projeto com 76 trabalhos inscritos de 35 escolas. Além dos dois primeiros lugares, Cuiabá conquistou também o segundo lugar na modalidade Desenho, com os alunos da escola Maria Tomich Monteiro da Silva.

 

Os trabalhos foram elaborados nas modalidades de Literatura (contos, poesias de cordel e histórias em quadrinho); Artes Visuais (pintura, desenho e fotomontagem); Enquetes Teatrais; e Composição (música e paródia). 

 

Para o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o projeto do Ministério Público é uma iniciativa muito importante e que deve ser ampliado para atingir o maior número de alunos possíveis. “Devemos estimular o trabalho com esse tema nas escolas, pois essa é uma iniciativa que contribui para a garantia de um futuro melhor a essas crianças”, disse o secretário.

 

O projeto MPT na Escola consiste em desenvolver ações de conscientização e sensibilização com o objetivo de formar uma rede de proteção que inclua toda a comunidade escolar no combate a qualquer tipo de exploração contra a criança e o adolescente. 

 

O procurador-chefe do MPT em Mato Grosso, Fabrício Gonçalves, destacou que a melhor forma de combater o trabalho infantil continua sendo a conscientização. “Precisamos refletir sobre esse assunto e fazer as pessoas compreenderem que o trabalho infantil não compensa e não deve ser incentivado em nosso país”, disse o procurador.

 

A coordenadora regional da Coordinfância, procuradora Amanda Broecker, informou que mesmo com todo o trabalho em prol da erradicação do trabalho infantil, os casos em Mato Grosso aumentaram, elevando o estado da 13ª para a 9ª posição no ranking nacional. 

 

“Precisamos continuar firmes com o trabalho erradicação e a escola tem um papel importante no processo de combate ao trabalho infantil e à violência na infância. O trabalho infantil leva à evasão escolar e ao baixo rendimento e, por isso, é fácil de ser identificado na escola”, destacou a procuradora.

 

A escola Francisco Pedroso foi a melhor colocada com a música “Rap da Verdade”, composta pelos alunos Breno Iago da Silva, Alisson de Oliveira, Helisson de Oliveira, Émilly Santos, Talita Vitória Ribeiro, Ana Beatriz Pereira, Mariana Vitória Gonçalves e Kauã Farias. 

 

Conforme destacou a diretora da escola Francisco Pedroso, Elizabet Aparecida Mikuni, a unidade de ensino está localizada em um bairro carente e boa parte das crianças vive em situação de risco e projetos como esses ajudam a dar melhores oportunidades a elas. “Não podemos fechar os olhos para essa situação. O nosso papel na escola é acolher essas crianças e dar a elas a oportunidade de um futuro melhor”. 

Para concluir os trabalhos, os alunos assistiram a filmes e pesquisaram sobre o tema. “Tivemos que estudar o estatuto da criança, para entender quais são os direitos delas e, dessa forma, conseguimos elaborar melhor nosso trabalho”, disse Samira Lopes Cardoso, 12 anos, uma das alunas que conquistou o prêmio de melhor poesia. 

A aluna Mariany Vitoria Souza, 11 anos, que ajudou a escrever a poesia, disse que jamais imaginaria que o seu trabalho seria premiado. “Fiquei muito surpresa com a vitória, mas também muito feliz”, disse a aluna. “Nós estamos tendo a oportunidade de estudar, mas sabemos que outras crianças não têm a mesma oportunidade e isso é muito triste”, completou.