Educação /

16 de Março de 2011 15h27

Alunos da rede municipal participam do lançamento do projeto Parlamento Mirim

16/03/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Alunos e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Cuiabá participaram ontem (15-03) à tarde, na Assembleia Legislativa, do lançamento do projeto Parlamento Mirim – 3º Legislatura.

 

Criado em 2004, o programa tem como objetivo possibilitar aos alunos da 6ª à 9ª série do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecer as atribuições e o cotidiano do parlamento estadual.

 

Para participar, o estudante deve se inscrever na própria unidade de ensino e preparar um trabalho em forma de projeto de lei.  Cabe à comunidade escolar escolher o projeto que irá representá-la e que será enviado à Assembleia Legislativa, com a ficha de inscrição, dentro do prazo estabelecido.

 

Uma Comissão Especial examina as propostas apresentadas e seleciona os 24 melhores projetos. O resultado com os nomes dos deputados mirins escolhidos será divulgado no dia sete de maio.

 

Na avaliação do secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, o Parlamento Mirim mobiliza não só o aluno que se candidata a “deputado”, mas também toda a comunidade escolar, que tem a oportunidade de exercitar a cidadania. “Entre essas atividades estão o acesso ao cotidiano do parlamento e as discussões de projetos importantes para a comunidade. Isso, direta ou indiretamente desenvolve o direito pleno à cidadania”.

 

O deputado estadual Sérgio Ricardo, que na solenidade falou em nome da Assembleia Legislativa, afirmou que é no parlamento que são discutidas todas as decisões que incidem diretamente na vida da população. “É aqui que avaliamos os recursos destinados à saúde, à educação. Cabe aos deputados fazer a distribuição do dinheiro dos impostos para as áreas sociais mais relevantes e que mais necessitam de atenção”.

Ao se dirigir aos alunos presentes ao evento, o deputado falou da importância da política na vida da população. “Não há sociedade sem organização e isso se dá fundamentalmente pelas decisões políticas, que podem mudar a vida das pessoas. Portanto, aproveitem essa oportunidade para vivenciarem essa realidade, pois daqui podem sair os próximos representantes da sociedade”, finalizou.

 

Também estiveram presentes ao evento o superintendente de Planejamento Estratégico da AL, Abílio Fernandes, a secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Cilene Maciel, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinep), Gelson Menegatti, a superintendente de Educação Básica da Seduc, Aidê Fátima de Campos e prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578