Educação / Aula de campo

08 de Julho de 2015 17h27

Alunos da rede municipal participam de aula de campo na Expoagro

08/07/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 400 alunos de escolas da rede municipal de Cuiabá estão participando esta semana (6 a 10), de aulas de campo na Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. As aulas ocorrem nos períodos matutino e vespertino.

A aula de campo é uma atividade do Programa Filhos no Campo, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Cuiabá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

Os alunos saem da rotina diária da sala de aula para participarem de uma aula um pouco diferente. No parque de exposições eles visitam os estandes, conhecem os maquinários de uso agrícola e aprendem como funcionam algumas atividades rurais, como a agricultura e a pecuária. 

A aula de campo começa com um filme em 5D cujo tema é “Como a tecnologia e o conhecimento contribuem para o desenvolvimento no campo”, que mostra aos alunos a evolução dos trabalhos em uma propriedade rural ao longo dos anos.

A escola Silvino Leite de Arruda, do bairro Planalto, foi uma das unidades educacionais a serem beneficiadas com a aula de campo. Ao menos 38 alunos desta unidade, com idade de 7 a 9 anos, participaram das aulas. 

Boa parte dos alunos visitou o parque de exposição pela primeira vez. É o caso do aluno Matheus Moura, 7 anos, que ficou encantado em conhecer de perto os animais e os maquinários agrícolas. “Eu já andei de trator na chácara da minha avó, mas ele não era como esse, tão grande e bonito”, disse o aluno se referindo aos maquinários agrícolas que estão expostos no parque. 

Para a aluna Millena Cristina de Oliveira, 8 anos, o mais divertido foi assistir o filme em 5D. “Aprendi muito coisa hoje, como, por exemplo, que devemos cuidar do meio ambiente e dos animais”, disse a garota. 

A diretora da escola Silvino Leite de Arruda, Clarina de Almeida, essas atividades extraclasse ajudam no desenvolvimento do aluno, contribuindo para a melhoria do ensino-aprendizagem.

“Além de ser um momento de diversão é também de aprendizado. Durante essas atividades é trabalhado com o aluno questões como comportamento, disciplina, educação e respeito ao meio ambiente. E tudo o que eles viram aqui é relatada depois em sala de aula para os demais colegas”, disse a diretora.

O programa Filhos no Campo tem o objetivo de levar crianças que moram na zona urbana para conhecerem de perto como funciona o dia a dia em uma propriedade rural. Com a realização da Expoagro, essas atividades mudaram de local e foram para dentro do Parque de Exposição.

“Essa é uma parceria que tem dado bons resultados com os nossos alunos. São atividades que eles adoram participar, o que deixa as aulas muito mais atrativas”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo. 

Além da Silvino Leite de Arruda, as escolas Agostinho de Figueiredo, Irma Maria Betty, Professora Tereza Lobo, Moacyr Gratidiano, Dom Bosco do Praeirinho, Quintino Pereira, Professor Zeferino Leite e Tenente Octacílio Sebastião da Cruz também estão sendo beneficiadas com o passeio.