Educação /

18 de Junho de 2015 17h32

Alunos da rede municipal participam da “Maior aula de natação do mundo”

18/06/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Visando promover a conscientização sobre a importância de ensinar crianças a nadar para evitar o afogamento, organizações de segurança e de formação aquática de vários países se uniram para promover “A maior aula de natação do Mundo” (WLSL). A aula aconteceu na manhã desta quinta-feira, concomitantemente, em diversos países. Em Cuiabá o evento foi realizado na academia Medley e reuniu aproximadamente 150 crianças. Pelo menos 80 delas são de escolas da rede municipal de Cuiabá. 

Conforme destacou a coordenadora da academia Medley, Patrícia Marchesin, o afogamento é a segunda causa de morte de crianças de 1 a 9 ano no Brasil e a natação contribui para salvar vidas, pois é uma habilidade considerada como ferramenta vital para evitar esse tipo de acidente. 

A escola Ezequiel Ribeiro de Siqueira é uma das unidades que participaram do evento e que conhece bem essa realidade. Há 8 anos uma aluna da escola morreu afogada em uma lagoa de Cuiabá. 

“Com o calor de Cuiabá é normal que as crianças e suas famílias busquem se refrescar em lagoas e rios, mas eles não têm a consciência de que isso pode ser perigoso. Mas quando a criança sabe nadar e lidar com a água o perigo pode ser reduzido. Por isso, é importante alertar alunos e pais sobre esses cuidados”, observou a professora articuladora da escola Ulisses Guimarães Guimarães, Margarida Monteiro.

A aluna da escola municipal Ezequiel Siqueira, Gabriela Ojeda, 9 anos, participou da atividade e mostrou segurança na hora de entrar na piscina. “Eu aprendi a nadar com seis anos e não tenho medo de água, mas sei que só posso entrar quando tiver um adulto por perto”, disse a aluna. 

Os alunos especiais também tiveram a oportunidade de participar do evento. É o caso do aluno Guilber Padilha Martins, da escola Ulisses Guimarães, que é autista. Ele também recebeu orientação sobre como proceder diante de uma piscina. “Eu gostei muito do passeio, quero vir mais vezes”, disse o aluno.

 O evento ocorreu em parques e instalações aquáticos de 22 países participantes. No Brasil, participaram do evento 31 cidades de 11 estados mais o Distrito Federal. Além de Mato Grosso, também participaram da maior aula do mundo os estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.