Educação / DIA DE INVENTAR

01 de Setembro de 2019 09h00

Alunos da rede municipal de Ensino expõem trabalhos no Inventure Day

01/09/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dejani Ribeiro Campos, localizada no Jardim Vitória, Região Norte da Capital, participaram na última quarta-feira (28), do “Inventure Day” (dia de inventar). A atividade faz parte do projeto da Micro:bit Educational Foundation, voltado para alunos do Ensino Fundamental e conta com o apoio e a parceria de várias empresas  entre elas a Positivo Tecnologia. Em Mato Grosso, o projeto esta sendo desenvolvido há três meses na unidade escolar e também na EMEB Ranulpho Paes de Barros.

Para os 800 alunos matriculados na escola, foi uma manhã diferente, com a apresentação dos resultados das oficinas. Cada um dos 30 estudantes que participaram do projeto recebeu uma apostila com um chip que pode ser acoplado em um computador (PC), ou manipulado para desenvolver várias experiências como programas para produção de vídeos caseiros, jogos, produção de crachás, e até um tabuleiro de jogos de botão com placar e tudo.

O assessor pedagógico Willian Ortega avaliou positivamente os resultados para essa fase de aprendizagem dos alunos e porque algumas crianças tem pouca ou nenhuma noção de tecnologia. “São alunos de uma comunidade carente, com pouco acesso a computadores e, mesmo assim, aceitaram os desafios e, aproveitaram a oportunidade para desenvolver com criatividade os conhecimentos que adquiriram”, disse ele.  

No município, a politica educacional contempla o trabalho com a linguagem, matemática em várias áreas do conhecimento e disciplinas. Está presente nas  artes, geometria, na construção de maquetes, na construção de texto, leitura, interpretação, no conhecimento de códigos de informática e outras. “É uma habilidade que a Base Nacional de Curricular (BNCC) está trazendo, então a contribuição desse projeto para os alunos foi muito grande”, disse o assessor pedagógico.

O gerente de Produtos da empresa Objetivo Tecnologia, Welington Marques, disse que o projeto desenvolve uma série de habilidades em torno do eixo principal que é a programação, desmistificando inclusive, o uso dessa tecnologia pelas crianças. “Por meio do programa microbit as crianças aprendem a programar e desenvolvem outras habilidades, de forma interdisciplinar, que facilitam o entendimento do pensamento e da linguagem computacional e de outras linguagens”, destacou.

A diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos comemorou os resultados do projeto “Inventure Experience”, que fortalece a perspectiva da política educacional do Município, colocando o aluno como protagonista na busca do seu conhecimento. “A Inventure traz essa possibilidade, dá materialidade a questões que já estão na politica educacional, o aluno como protagonista e o professor como o profissional mediador dessa aprendizagem e da vivencia  com as novas tecnologias. A secretaria está sempre inovando, buscando o que há de melhor para o seu ensino, para ser referência no âmbito do Brasil e do Estado”, salientou Zileide dos Santos.

Em Mato Grosso, somente as duas unidades da rede publica municipal de Cuiabá participam do projeto. Na EMEB Ranulpho Paes de Barros a exposição aconteceu na sexta-feira (30).