Educação / DIA DAS CRIANÇAS

09 de Outubro de 2019 16h45

Alunos da Rede Municipal de Cuiabá têm aulas de educação para o trânsito

09/10/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Uma experiência motivadora e alegre, com orientações sobre as regras de circulação de crianças no trânsito marca esta semana uma ação realizada pelo Departamento Estadual de Transito (Detran) e Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nas comemorações do dia das crianças (12 de outubro). Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Gracildes de Melo Dantas, no bairro  Altos de Gloria, região Norte da capital, os 450 alunos participaram das atividades nesta quarta-feira (9) .  

Cinco unidades educacionais e uma creche estão recebendo os técnicos da Gerencia de Ação Educativa de Transito, do órgão, durante esta semana.  Essas unidades foram  escolhidas por estarem localizadas próximas a vias de grande movimento, que não contam com semáforos para garantir uma maior segurança das crianças e seus responsáveis.   A ideia é sensibilizar a comunidade escolar sobre os cuidados que no trânsito, além dos comportamentos adequados em relação ao meio ambiente e exercício da cidadania. As ações têm como base as Diretrizes Curriculares para o Trânsito na modalidade Educação Infantil.

A ação,  Semana da Criança Segura no Trânsito, tem como tema “No Trânsito, Ninguém é Super-Herói”. As informações alertam para a utilização da faixa de pedestres - afinal todos nós somos pedestres -, o transporte correto de crianças em diferentes faixas etárias, sobre a proibição de transporte de crianças com menos de 7 anos em motos, como atravessar ruas,  a importância do  uso do cinto de segurança e o respeito a sinalização.   “A expectativa é que as crianças sejam incentivadas a tomar todos os cuidados nos papeis que elas já exercem no trânsito, enquanto pedestre, passageiros e ciclistas, para que possam comemorar por muitos anos o dia da criança com tranquilidade e sem sofrer acidentes”, disse Rosane Pouso da Gerencia de Ação Educativa de Trânsito do Detran.

Segundo ela, é importante que as crianças entendam que não têm super poderes e que no trânsito ninguém é herói. “Isso porque as crianças  não tem a real noção de distância ou da velocidade que os carros trafegam, por isso elas precisam ter cuidados redobrados, quando transitam sozinhas”, salientou.

A diretora da EMEB Professora Gracildes de Melo Dantas, Maria do Carmo Martins, falou sobre a importância da ação  para a formação de condutores e pedestres conscientes. “São orientações necessárias, mesmo aqui no bairro que não tem um transito intenso. Com essas informações as crianças estarão preparadas, a partir de agora, quando saírem para outras regiões da cidade”, disse a gestora escolar.

Na unidade participaram das atividades crianças da Educação Infantil e 1º e 2º Anos e ainda estudantes acima de 6 anos até 13 anos de idade. “Tudo isso é muito válido. A partir de agora somos multiplicadores das regras de trânsito para a nossa comunidade. Mais uma ação positiva da gestão Emanuel Pinheiro no quesito humanização”, lembrou Maria do Carmo.

Encerrando as atividades nesta quinta-feira (10), os técnicos estarão na EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães, no bairro Ouro Fino, no período da tarde e na próxima sexta-feira (11), às 14 horas, na Creche João Crisóstomo de Figueiredo, no bairro Doutor Fábio.

Esta semana já foi visitada a EMEB Silvino Leite de Arruda, no bairro Planalto.