Educação / DIA DO MEIO AMBIENTE

08 de Maio de 2019 08h30

Alunos da rede municipal de Cuiabá participam da 9ª Gincana Ecológica

08/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A 9ª Gincana Ecológica das escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Cuiabá já começou. As 13 unidades que aderiram à iniciativa estão receberam até esta terça-feira (7), os sacos de BAGs onde serão recolhidas as embalagens para descarte. As duas unidades com maior volume recolhido nas categorias pequeno e grande portes, serão premiadas. A iniciativa comemora o dia mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Durante a gincana, os 5.450 alunos participarão de palestras com o tema “O meio ambiente cuiabano e suas transformações ao longo de 300 anos”, além de atividades de coleta de embalagens plásticas recicláveis, atividades artísticas e culturais com temática ecológica, tudo pensado para enfatizar a importância do cuidar do planeta para a atual e as futuras gerações. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e sua Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Programas e Projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU).

“A gincana tem a intenção de possibilitar um espaço onde crianças e adolescentes possam vivenciar de forma lúdica e concreta, os ciclos naturais da vida com a percepção ambiental, refletindo e valorizando a reciclagem como garantia de qualidade de vida para as próximas gerações. O objetivo é diminuir os impactos ambientais nas unidades educacionais e na comunidade escolar, eliminando embalagens plásticas recicláveis nocivas ao meio ambiente e, educar nossos alunos para uma cultura de reciclar e não degradar”, explicou a Diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

Até o dia 03 de junho as escolas participantes deverão coletar embalagens plásticas recicláveis dentro das especificações determinadas como: copos descartáveis; tampas; potes de alimentos; garrafas PET; sacos e sacolas; recipientes de limpeza; canos e tubos PVC; brinquedos e baldes. As embalagens plásticas recicláveis para pesagem deverão ser acondicionadas nos sacos do tipo BAG que foram entregues nas escolas. Esses sacos devem estar em local de fácil acesso para facilitar o processo de pesagem. As embalagens recolhidas serão posteriormente doadas a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

A coordenadora de Programas e Projetos da SME, Jane Regina da Silva Costa explicou que a premiação será dividida em duas categorias: escolas de pequeno porte (com até 500 alunos) e escolas de grande porte (com mais de 500 alunos).

“O 1º lugar de cada categoria vai receber, troféu; televisão; kits esportivos para a escola; 45 mochilas para os alunos e 01 aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 45 alunos que serão selecionados pela unidade educacional. O 2º lugar de cada categoria irá receber, troféu; kits esportivos para a escola; kit escolar para 45 alunos e 01 aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 45 alunos que serão selecionados pela unidade educacional”, explicou Jane Regina.

A divulgação do resultado da 9ª Gincana Ecológica será feita no dia 05 de junho, às 8h, no Horto Florestal.

 

Serviço

9ª Gincana Ecológica das Escolas de Ensino Fundamental

 

Datas:

03 a 07 de maio

Entrega dos sacos de BAGs nas unidades educacionais

 

06 de maio a 03 de junho

Campanha de arrecadação das embalagens plásticas recicláveis pelas unidades educacionais.

Palestras e oficinas nas unidades educacionais

 

07 de maio a 03 de junho

Pesagem e recolhimento das embalagens plásticas recicláveis

 

05 de junho

Comemoração do Dia do Meio Ambiente, encerramento do projeto e entrega da premiação

Horário: 8h

Local: Horto Florestal Tote Garcia

Rua Ivan Rodrigues Arraes, s/n - Coxipó da Ponte – Cuiabá/MT 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)