Educação / FILHOS NO CAMPO

03 de Abril de 2017 07h51

Alunos da rede municipal conhecem cotidiano de propriedade rural

03/04/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A parceria entre a prefeitura de Cuiabá e as instituições ligadas ao setor agropecuário propiciou, com o programa Filhos no Campo, uma aula de campo diferente a 2.400 alunos da rede municipal de Educação com a faixa etária entre 08 e 12 anos.

O projeto acontece até o dia 31 deste mês e as unidades escolares visitam a propriedade rural 5 Estrelas, localidade central do tour rural oferecido pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Cuiabá.

Entre as unidades que já participaram do projeto está a Emeb Floriano Bocheneki, a qual levou 45 alunos, na última segunda-feira (28), para conhecer as práticas realizadas no campo com o intuito de oferecer conhecimentos que difundam dentro do contexto pedagógico desenvolvido em sala de aula.

A exemplo, as explicações da instrutora do programa, Neriely Gonçalves, sobre a transformação da flor em fruto, além da formação e da germinação até originar a planta, conceitos estudado na disciplina de Ciências pelos alunos do 2º ciclo.   

As instituições ficam responsáveis pela logística metodológica das atividades práticas e teóricas de campo. Os alunos também recebem um kit de camiseta e boné disponibilizado pelos parceiros.

“Ressaltamos a importância de trazer as crianças da cidade grande para estarem de perto vendo o funcionamento dos trabalhos na zona rural como os alimentos que eles encontram no mercado. Então voltamos às atividades para eles compreenderem como funciona o processo na prática de onde vem o leite, a fruta, a verdura, entre outros”, explicou o monitor do programa, Luiz Henrique. 

Pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação (SME) designa profissionais de ensino para o acompanhamento e instrução pedagógica, além de ter se encarregar pelo transporte das crianças para os 14 dias de execução do Filhos no Campo.

Diante da orientação de gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, a pasta também disponibilizou Cuidadora de Alunos com Deficiência (CAD) especificamente para acompanhar os alunos com necessidades especiais, tendo em vista a inclusão de todos, marca da atual administração.  

“Devido à criança ser especial os pais ficam com certo receio de incluir seus filhos em certas atividades, principalmente essas aulas de campo, com medo do aluno sofrer algum acidente ou nervoso dependendo da condição da criança. Por isso o nosso papel é justamente garantir que a criança especial se adapte ao ambiente, conheça um novo espaço, realize as atividades diferente de estar dentro da sala de aula”, ressaltou Ivanir Aparecida, uma das 730 CAD da rede de Educação.

Ao todo, 60 unidades escolares da rede municipal de Ensino Fundamental (1º e 2º Ciclo) serão inseridas no cronograma deste ano letivo que ocorre entre os dias 13 março e 31 de abril.

O programa Filhos no Campo é realizado na Propriedade Rural 5 Estrelas localizada as margens da Rodovia BR-364,  KM 39, sentido Cuiabá à Rondonópolis, 12 quilômetros após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).