Educação / AULA DE CAMPO

23 de Maio de 2019 10h08

Alunos da rede municipal conhecem a Câmara Municipal de Cuiabá

23/05/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Prof. Ranupho Paes de Barros, localizada no bairro Jardim Santa Isabel, na Regional Oeste da capital, estão participando esta semana de mais uma edição do Projeto “Cuiabaninhos na Câmara”. A proposta é desenvolvida pelo Núcleo da Escola Legislativa da Câmara Municipal de Cuiabá, com o objetivo de apresentar aos estudantes do 8º e 9º Anos da rede municipal, conteúdos acerca de história de Cuiabá.

Desde quarta-feira (22), quatro turmas da unidade educacional estão se revezando na visita para conhecer a sede do legislativo cuiabano, administração, legislatura, atividades parlamentares, funções dos vereadores e, principalmente, a história do parlamento cuiabano e sua formação ao longo dos anos.

“A proposta da gestão é atender a comunidade escolar, os alunos das redes municipal e estadual de ensino, possibilitando a eles conhecer um pouco da Câmara, da sua história, principalmente a atribuição dos vereadores, para que se sintam incentivados a participar da vida política”, disse o chefe da Escola Legislativa, Danilo Monlevarde. 

Danilo contou que foi uma surpresa para a equipe do projeto, o fato dos alunos, ao contrário do que pensaram, já terem uma ideia sobre a divisão de poderes e noções sobre a atribuição dos parlamentares, e disse que o acesso maior a informação ajuda na formação dos estudantes de forma geral, e no reconhecimento do trabalho realizado pelo parlamento e sua importância para o desenvolvimento do município.

A visita inclui a parte externa da Câmara onde se encontra o Centro Geodésico da América do Sul onde é contado um pouco sobre a história do Marechal Cândido Floriano da Silva Rondon e são realizadas atividades utilizando a rosa dos ventos que tem na base do Obelisco, para que os alunos aprendam sobre latitude e longitude das capitais dos países da América do Sul.

A professora de Geografia Xênia Castilho Reis, que dirigiu o grupo na visita, explicou que as aulas de campo, educativas, culturais ou esportivas complementam o trabalho realizado em sala de aula. Elas oferecem ao aluno a possibilidade de vivenciar, na prática, muitos conceitos apresentados classe e melhoram o seu desempenho de forma geral. “É importante para os estudantes ter a oportunidade de vivenciar, fora da sala de aula, os conhecimentos que adquiram em classe. Nesse caso, conhecer a organização política de Cuiabá, o funcionamento dos poderes e a função dos vereadores no contexto da formação de políticas públicas para a população é fundamental para que no futuro possam fazer boas escolhas para a sua vida como cidadãos conscientes”, disse a professora Xênia.

Nesta quinta-feira (23), outro grupo de alunos visitará a Câmara Municipal. Cerca de 100 alunos estão participando da aula de campo.