Educação / Alimentação Saudável

17 de Abril de 2014 16h20

Alunos da rede municipal aprendem benefícios nutricionais do peixe

17/04/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge pinho

Arquivo

Como parte da programação em comemoração à Semana Santa, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, realizou entre os dias 14 e 18 várias palestras nas escolas da rede municipal para orientar os alunos e os profissionais da educação sobre a importância nutricional do consumo do peixe.

A atividade foi realizada paralela a 23ª edição do Peixe Santo, projeto de incentivo aos vendedores de pescado de Cuiabá durante a Semana Santa. 

 As palestras foram proferidas pela equipe dos cursos de nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (UNIC), parcerias no projeto Peixe Santo.

Os alunos e profissionais da educação aprenderam sobre os valores nutricionais do peixe e a importância de se ter uma alimentação saudável, além da questão cultural do consumo do pescado em Cuiabá.

“Nosso intuito é fazer com que as famílias cuiabanas resgatem o hábito de consumir o peixe, que sempre foi uma tradição em nosso município. Além disso, sabemos que o peixe é um alimento muito saudável”, disse a coordenadora de nutrição da SME, Mônica Rosa da Silva.

A nutricionista destaca ainda que as palestras ajudaram a orientar as Técnicas em Nutrição Escolar (TNE) das unidades de ensino na elaboração e preparo de cardápios a base de pescado.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, incentiva as comunidades rurais no cultivo e venda do peixe. Elas recebem o apoio para perfurar os tanques, criar os peixes e, posteriormente, a vender o pescado.