/ JUDÔ

17 de Julho de 2019 15h00

Alunos da EMEB Firmo José Rodrigues recebem conjuntos de quimonos do Instituto Reação

17/07/2019

ADÃO DE OLIVEIRA

SME

O parceiro educacional do Município de Cuiabá, Instituto Reação, entregou na semana passada aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Firmo José Rodrigues, localizada na região Norte da capital, mais um conjunto de 60 quimonos para a prática do Judô.

O repasse dos quimonos aos estudantes faz parte do suporte desportivo que o Instituto Reação está oferendo para o desenvolvimento do projeto na região do bairro Três Barras e, consequentemente, para a escola, como forma de auxilio no processo de educação das crianças. A meta é atender todos os alunos dentro do projeto, com a construção do Centro de Treinamento para a prática do esporte. “É uma forma de agraciá-los pelo comprometimento com o Instituto Reação, pela presença e incentivo, fazendo do esporte um caminho de mudança e de qualidade de vida para essas crianças”, disse o professor e orientador do Instituto Reação, Vinicius dos Santos Vilela.

De acordo com o orientador, existe a necessidade do equipamento para a prática do esporte, e as crianças não teriam condições de adquirir o quimono que custa entre R$ 400,00 a R$ 800.00. Na entrega, algumas crianças se emocionam já que a estrutura, quimono e equipamentos facilitam o aprendizado do esporte, e traz maior rendimento e aproveitamento, do tempo e espaço, importantes nos primeiros passos de aprendizado o Judô.

“O judô usa a pegada para aplicar o golpe, quando você faz a pegada sem quimono, não tem tanto rendimento, já com o quimono, aumenta qualidade dos golpes e outros pontos da pratica do esporte”, observou o professor, ao assegurar que o atleta começa a ter uma assimilação maior do esporte que é praticado com quimono, faixa e calça.

Quanto à realização do programa, a avaliação é positiva. Os jovens atletas estão se interessando cada vez mais pela proposta e, tem aumentado a procura por inscrição na atividade que alia o esporte à prática pedagógica. “A construção do centro esportivo está dentro do programado, com a obra já acontecendo, e mais crianças estão procurando o projeto”, disse Vinicius Santos.

Para Keitel Jorge Moreira Junior, diretor da EMEB Prof.  Firmo José Rodrigues, a entrega de quimonos aos alunos inscritos no projeto também é uma questão de valorização. Segundo ele, o projeto está crescendo, além do esperado mas, mesmo assim os parceiros entenderam a situação e estão garantindo o equipamento esportivo. “Os alunos receberam 60 quimonos, assim mesmo houve uma nova chamada de alunos, e nós estamos no aguardo para que essas crianças também recebam o quimono. Caso a criança não tenha mais interesse, o quimono é devolvido para ser usado por outra criança”, explicou Keitel Moreira.

Em relação às obras do centro de treinamento, o diretor disse que já tiveram início. “A obra está dentro do prazo, estamos acompanhando o projeto e tudo está dentro do previsto”, salientou Keitel.

Instituto Reação

Fundado pelo medalhista olímpico Flávio Canto em abril de 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que atua em comunidades no Rio de Janeiro, promovendo o desenvolvimento humano por meio do esporte e da educação.

O Instituto atende cerca de 1000 crianças, adolescentes e jovens a partir de 4 anos. Sua proposta é utilizar o esporte como instrumento de transformação social, auxiliando no desenvolvimento de competências sociais, pessoais, produtivas e cognitivas.

Cuiabá é a primeira capital a receber uma unidade do Instituto fora do Rio de Janeiro.