Educação / RESGATE HISTÓRICO

26 de Abril de 2019 14h04

Alunos da EMEB Filogônio Correa resgatem história do bairro Campo Velho

26/04/2019

MARIA BARBANT

Divulgação

Nesta sexta-feira (26), às 19h, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filogônio Corrêa, apresentam para a comunidade a culminância do Projeto “Campo Velho e os voos continuam...”. O projeto faz parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá e conta a história do primeiro pouso de avião realizado na capital.

A diretora da escola Inês Ehrenbrienk disse que o projeto surgiu de um trabalho realizado para comemorar o aniversário de Cuiabá, a partir da identidade cultural das crianças e foi ampliado para abranger a identidade do bairro Campo Velho. “Ao realizar as pesquisas, levantamos um fato muito importante da história da nossa cidade, o primeiro pouso de avião em Cuiabá, que aconteceu no nosso bairro, no dia 28 de março de 1929, vindo de Santos. Envolvemos todos os alunos neste resgate da nossa história, desde a Educação Infantil, até o 3º ano do 1º Ciclo. Cada turma realizou uma atividade diferenciada, porém correlacionando sua identidade com a identidade do bairro”, explicou Inês.

Os alunos realizaram entrevistas com os moradores mais antigos do bairro, por meio do qual descobriram o local exato do primeiro pouso e que ele fica próximo à escola, e tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

Além disso, os alunos construíram juntamente com a ajuda dos professores, uma réplica do avião que foi usado no primeiro pouso em Cuiabá, o Cirrus 3.

“É muito importante proporcionar esses momentos para as nossas crianças e ao mesmo tempo vivenciar a história da nossa Cuiabá, é um resgate da identidade, da autoestima, e da valorização do que cada um representa na construção da nossa cidade ”, destacou Inês.

Cada turma irá apresentar para a comunidade, durante a culminância, o que eles produziram em sala de aula. Durante o evento, haverá apresentações de siriri, rasqueado, coreografias, Palavra Cantada, maquetes, Museu com livro histórico, Espaço do Campo de Pouso entre outras atividades; encerrando com um delicioso chá com bolo.

Serviço

Exposição do Projeto “Campo Velho e os voos continuam...”

Data: 26 de abril

Hora: 19h

Local: EMEB Filogônio Corrêa

Rua Presidente Médici, 557,  Bairro Campo Velho

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)