Educação / CIÊNCIA

06 de Julho de 2019 08h00

Alunos da EMEB Dom Bosco participam de programação do Dia Nacional da Ciência

06/07/2019

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

Os cerca de 200 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dom Bosco, do Praeirinho, participam na próxima segunda-feira (08), de uma atividade especial. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)  promovem uma  visita dos estudantes ao planetário móvel do MT Ciências.  A atividade celebra o Dia Nacional da Ciência e inicia as comemorações pelo Brasil dos 71 anos da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SPBC).

Segundo a coordenadora do MT Ciências, Fernanda Paiva, todo o conteúdo é passado de forma lúdica e dinâmica e com apoio de projeções digitais que envolvem as crianças. “A ideia é despertar a curiosidade científica de forma leve e descontraída. Além disso, mostra que o planetário ajuda os alunos a perceberem que a ciência é algo presente em nossas vidas”, explicou Fernanda Paiva.

O projeto tem como objetivo despertar o interesse pela ciência levando atividades educativas para crianças e adolescentes que residem em locais distantes da capital, Cuiabá.

As sessões serão realizadas a cada 30 minutos, sendo a primeira às 9h e a última às 17h.  O planetário é climatizado e tem projeção digital em 360º que reproduz o céu, os planetas e o sistema solar, através de uma nave especial.

No período da manhã, participam da atividade, cinco salas do Pré, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Anos.

Dia Nacional da Ciência

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807.

As datas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

 

Serviço

Visita dos alunos da EMEB Dom Bosco ao Planetário Móvel do MT Ciências

Data: 08 de julho

Hora: das 09h às 17h

Local: EMEB Dom Bosco, Rua Pacaembu, s/n, bairro Praeirinho