/ CIÊNCIA

10 de Julho de 2019 12h16

Alunos da EMEB Dom Bosco do Praeirinho têm aula diferente no Dia Nacional da Ciência

10/07/2019

ADÃO DE OLIVEIRA

Jorge Pinho

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dom Bosco do Praeirinho, localizada no bairro de mesmo nome, na região Sul da capital, viveram um momento especial esta semana com aulas bem diferentes, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência (08/07).

Os 241 alunos receberam a exposição do Museu Itinerante da Ciência, um projeto da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Governo de Mato Grosso. O projeto percorre escolas das redes municipais e estadual de Ensino, levando conhecimento e curiosidades. Numa estrutura chamada de “Planetário Inflável”, são exibidos filmes e projetadas imagens e vídeos.

“As crianças se deitam nessa ‘bolha’ e aprendem mais vendo como funciona o sistema solar”, explicou Fernanda Paiva, coordenadora do projeto que conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo, segundo ela, é popularizar e divulgar a ciência. O projeto já passou por Sapezal e Colíder e, depois de Cuiabá, irá para Canarana.

A diretora da unidade educacional, professora Márcia Pinheiro disse que a iniciativa oportunizou aos alunos, mesmos das series iniciais, viverem na prática, os conhecimentos que adquirem em sala de aula. “Por aqui, os alunos nunca tiveram contato com uma estrutura como essa. Então, é uma oportunidade para que eles aprendam mais e possam falar sobre os temas, após observar cada detalhe dentro do planetário”, disse a diretora acrescentando que crianças em situação de vulnerabilidade social, que nunca tiveram uma experiência tão significativa. Ela elogiou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a unidade educacional, e disse que iniciativas assim deveriam ser constantes, por que a curiosidade faz parte do processo de ensino aprendizagem do aluno, como investigador do meio onde se vive. “Foi um momento significativo para a escola que sempre busca formas de repassar o conhecimento para os alunos”, disse Marcia.  

Dia Nacional da Ciência

O Dia Nacional da Ciência é comemorado no dia 8 de julho. Nessa data, é celebrado também o Dia Nacional do Pesquisador Científico, em homenagem a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948, um dos pilares que sustentam a atividade científica no Brasil. 

O objetivo da data é chamar atenção para o que o Brasil produz em termos de pesquisa científica, e estimular os jovens a se interessarem pela ciência.