Educação / CUIABÁ 298 ANOS

07 de Abril de 2017 17h57

Alunos da Educação de Jovens e Adultos participam de concurso de culinária

07/04/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

O quarto dia da programação semanal da Secretaria Municipal de Educação (SME), alusiva aos 298 de aniversário de Cuiabá, realizado nesta quinta-feira (06), contou com o aguardado concurso de culinária voltado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade para pessoas, a partir de 15 anos, além de adultos e idosos, alfabetizarem até o fim do Ensino Fundamental.

A competição, inserida na 3ª edição do projeto Educando para a Cuiabania, aconteceu na escola Maria Dimpina, do bairro Coxipó, e levou 12 alunos da EJA, tanto das unidades de Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) quanto de Escola Municipal Rural de Educação Básica (Emreb).

"Esse é um evento muito bacana. Foi pensado há três anos com muito carinho, principalmente porque contemplamos, no Educando para a Cuiabania, desde a Educação Infantil até a EJA. Pensamos em todos os alunos da unidade e a EJA sempre faz a diferença", destacou a secretária Adjunta, Edilene Machado, ao citar a EJA cuiabana como uma das referência a nível nacional.

O concurso teve como tema a culinária cuiabana e cada competidor apresentava seu prato, aos jurados, em três etapas. Na primeira, o aluno entrava e exibia visualmente. Em seguida, o modo de preparo da receita era explicado e, por último, a degustação dos sabores avaliada pelo corpo técnico do júri.

Os jurados, formados pelos servidores do setor de Nutrição Escolar da pasta de Educação, avaliaram os quesitos: Aparência, Habilidade Culinária e Degustação."Os pratos estavam muito saborosos e decidimos em pequenos detalhes. Por exemplo, uma apresentação mais elaborada ou um prato que estava mais na temperatura correta. Teve receitas bem criativas que achamos muito interessante e olhamos também as pessoas que focaram na tradição cuiabana", explicou o gastrônomo da rede de Educação, Rafael Rossito.

Lucinete Gomes, de 45 anos, uma das 1.133 alunas da matriculadas na EJA, foi uma das concorrentes do concurso de culinária e avaliou como positiva a espécie de aula extracurricular. "É muito gratificante estar aqui. Diferente da sala de aula, nós aqui aprendemos e ensinamos também coisas do nosso cotidiano como uma receita tradicional de Cuiabá. Trocamos ideias culturais também, então isso também é um aprendizado", considerou.

Confira os pratos e os vencedores:

Vencedores

1º lugar – Maria Alexandre Barreiros (Emeb Guilhermina Figueiredo)

Prato: Mujica de Pintado

2ª lugar –  Alexandrina Soares Monteira (Emeb Nossa Senhora Aparecida)

Prato: Escondidinho de Pintado Seco com Mandioca

3ª lugar –  Avelino José Corrêa (Emeb Antônia Tita Maciel de Campos)

Prato: Torta Primavera com Banana Palha

Participantes

Lucinete Gomes Rodrigues (Emeb Jesus Criança)

Prato: Cachara Tropical à moda Cuiabana

Ariadna Cardoso de Souza (Emeb Marechal Cândido Rondon)

Prato: Peixe à Escabeche

Dalzira Alves da Silva (Emeb Maximiano Arcanjo da Cruz)

Prato: Coxinha de Peixe

Lindamir Ribeiro (Emreb Nossa Senhora de Penha França)

Prato: Peixe ao Molho Especial

Oecia Altamira Soares (Emreb Novo Renascer)

Prato: Maria Izabel

Laurinho Corrêa Pereira (Emeb Pedrosa de Morais)

Prato: Mini Pizza à Moda Cuiabana

Vera Lúcia Leão da Silva (Emeb Ranulpho Paes de Barros)

Prato: Maria Izabel e Farofa de Banana

Roberto Manoel Martins da Cruz (Emeb Udeney Gonçalves de Amorim)

 

Prato: Paçoca de Pilão