Educação / EJA / 300 Anos

15 de Junho de 2018 11h53

Alunos da Educação de Jovens e Adultos assistem ao espetáculo do Grupo Flor Ribeirinha

15/06/2018

MARIA BARBANT

Divulgação

Educandos da EJA vão assistir nesta sexta-feira (15), às 20 horas, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ao espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, do grupo cuiabano Flor Ribeirinha, vencedor do prêmio de Arte e Cultura, realizado na Turquia, em agosto do ano passado.

A iniciativa faz parte do projeto “Os educandos da EJA como agentes (trans)formadores, nos 300 anos da história cuiabana”, que além de promover a  formação continuada dos profissionais da Educação de Jovens e Adultos incentiva a realização de  atividades culturais para os 1.253 alunos atendidos pela rede municipal de educação, nessa modalidade.

Ao todo serão distribuídos entre os alunos 120 ingressos dos quais 45 para estudantes da EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz; 49 para  estudantes da EMEB Guilhermina de Figueiredo e 25 para estudantes da EMEBC Nova Esperança.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos destacou a importância do momento vivido pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. “Desde 2017 até o ano que vem, quando a nossa Capital completará 300 anos, estaremos desenvolvendo junto com as unidades educacionais da rede municipal, temáticas referentes aos três séculos de sua existência e o protagonismo de seu povo. Com essa proposta queremos reforçar e valorizar a identidade da nossa cidade, construída pelos cuiabanos, sejam eles de ‘chapa e cruz’ ou ‘paus rodados’. Essa proposta mostra o alinhamento da Secretaria Municipal de Educação com as propostas do prefeito Emanuel Pinheiro, de valorização da nossa identidade”, afirma Passos.

 

Projeto

“A proposta pedagógica que resultou no projeto ‘Educandos da EJA como agentes (trans)formadores, nos 300 anos da história cuiabana’ construída pelos professores e a equipe pedagógica da Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação, proporciona espaços diferenciados de diálogos formativos e reflexivos”, explicou a assessora pedagógica e líder da Equipe da EJA e Educação do Campo, Marilene de Souza Carvalho.

Marilene Carvalho contou que várias atividades culturais já foram realizadas entre o ano passado e este ano, proporcionado ao educando, que normalmente tem pouco acesso a essas atividades, uma vivência marcante entre elas aulas de campo em pontos culturais de Cuiabá como Orla do Porto, Sesc Arsenal e Parque das Águas, palestras sobre a história da fundação de Cuiabá com o professor e historiador Edmilson Marque de  Moraes, e a participação no projeto Cine Cidadania, do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) Itinerante, com a apresentação de um filme de curta metragem, por Justino Astrevo, além de outros.

 

Flor Ribeirinha

Nascido em São Gonçalo Beira Rio, comunidade fundada no século XVIII, no território Coxiponés, o grupo Flor Ribeirinha atua desde 1993 com a dança típica mato-grossense mostrando todo o multiculturalismo das manifestações culturais mato-grossenses, formada por índios, negros, portugueses e espanhóis.  

Hoje, após um amadurecimento artístico, seus espetáculos são marcados por coreografias variadas, melodias alegres e letras que têm como origem, a vida ribeirinha e as tradições religiosas.

O espetáculo que homenageia, por meio da dança, as manifestações culturais das cinco regiões brasileiras e venceu 26 grupos de dança, no Festival da Turquia, será apresentado a partir de hoje (15), até domingo (17), às 20 horas.

 

Serviço

O que: Alunos da EJA – Espetáculo do Grupo Flor Ribeirinha

Onde: Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Quando: sexta-feira, 15, às 20 horas