Educação /

21 de Setembro de 2011 13h22

Alunos da APAE Cuiabá se encontram com jogadores da seleção masculina de vôlei

21/09/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá: (65) 8453-6822

Os alunos da APAE de Cuiabá (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais) se encontraram na manhã deste quarta-feira (21/09) com os atletas da seleção brasileira de vôlei masculino. O time está na capital disputando o Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino. O encontro aconteceu no ginásio Aecim Tocantins, onde a seleção faz seus treinos e onde estão sendo realizadas as disputas.

Muito animados, os 25 alunos da APAE tiraram fotos com os jogadores e com o técnico Bernardinho e depois treinaram alguns fundamentos do vôlei com os atletas, como saques e toques. Extremamente simpáticos, jogadores e comissão técnica ficaram um longo tempo junto com os alunos da APAE.

A APAE Cuiabá tem atualmente 180 alunos, com idade entre zero e 50 anos. A Associação oferece atendimento integral aos alunos. Na parte da manhã, é realizada a escolarização regular. Já no período da tarde, são desenvolvidas atividades pedagógicas, culturais – coral, fanfarra, dança, oficinas de artesanto, e atividades esportivas. No caso do esporte, o principal objetivo é desenvolver a coordenação motora dos alunos.

A Prefeitura de Cuiabá, pro meio da Secretaria Municipal de Educação, mantém um convênio com a APAE, para a educação infantil de 60 crianças. De acordo com a diretora da APAE Cuiabá, Eunice Vitor, os recursos municipais são utilizados para a contratação de professores e monitores.

Sul-Americano

O Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino começou no dia 19 de setembro e termina no próximo domingo, dia 25. A seleção brasileira venceu os dois jogos que disputou até agora, contra o Uruguai e o Chile. Nesta quarta-feira, o Brasil enfrenta o Paraguai, com jogo marcado para as 21h30 (horário de MT).

Participam do torneio, além do Brasil, a Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A competição é classificatória para a Copa do Mundo, que dará três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A competição é por pontos corridos, isto é, não haverá disputa final. Esta é a 29ª edição do Campeonato. A única vez que o Brasil não levou o título do Sul-Americano foi em 1964. Em um momento político delicado, o país não participou daquela edição do torneio, vencida pela Argentina.