Educação / Prevenção

19 de Maio de 2015 11h16

Alunos aprendem sobre os cuidados no combate ao mosquito da dengue

19/05/2015

ROSANE BRANDÃO

SME

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (18) a edição 2015 do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue e ao Chikungunya”. O projeto vai beneficiar 78 escolas municipais, com atendimento a 500 alunos, com idade de 6 a 14 anos e aos alunos da educação de jovens e adultos (EJA).

O Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue e ao Chikungunya visa desenvolver atividades internas e externas nas escolas de modo a sensibilizar os alunos e toda a comunidade quanto à importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya. 

Os trabalhos são realizados por meio de ações de educação ambiental que combatam o foco do mosquito transmissor, amenizando as consequências causadas pelo mesmo.

Inicialmente, o projeto visa a realização de palestras nas escolas entre os meses de maio e julho, com informações e orientações aos alunos e professores sobre o combate ao criadouro do mosquito, além de distribuição de material educativo. As palestras serão proferidas pela equipe especializada do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, enfatiza que a prevenção ainda é a principal arma contra a dengue e a febre Chikungunya e a população precisa se conscientizar disso. “São cuidados básicos e simples que todos nós devemos ter em casa para evitar o criadouro e, consequentemente, a proliferação do mosquito. E é exatamente isso que nossas crianças estão aprendendo e, o mais importante, elas serão os agentes mirins em seus bairros no combate à dengue”, disse o secretário. 

Nesta segunda-feira (18) o projeto contemplou a escola municipal 12 de Outubro, com palestras nos dois períodos. Na quarta-feira (20) a equipe do Centro de Controle de Zoonoses estará na escola 8 de Abril e na sexta-feira (22) na escola Adelina Pereira Ventura (22). Na próxima semana serão as escolas Agostinho Simplício de Figueiredo (25), Ana Luiza Prado Bastos (27) e Ana Tereza Arcos Krause (29) a receberem as palestras.

O projeto também conta com a parceria da Unimed e do Supermercado Comper.