Educação / Semana da Transparência

12 de Maio de 2014 16h14

Alunos aprendem a fiscalizar recursos públicos

12/05/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Nove escolas municipais de Cuiabá estão participando da Semana da Transparência, realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Pelo menos 500 alunos matriculados no 4º ano do ensino fundamental participam do evento.

Por meio de palestras e atividades recreativas os alunos estão aprendendo o que é controle social e como proceder para fiscalizar os recursos públicos, principalmente aqueles destinados às unidades de ensino.

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, trabalhar com transparência é uma determinação do prefeito Mauro Mendes e a Secretaria de Educação está fazendo a sua parte.

“Quando surgiu a ideia de realização da Semana da Transparência o prefeito teve total apoio da nossa pasta, pois acreditamos que o gestor público precisa trabalhar com transparência, em respeito ao cidadão”, disse o secretário, acrescentando que estão estudando que também seja publicada no portal da transparência a prestação de contas das unidades de ensino. “Isso é uma iniciativa inovadora no país”, completou.

No primeiro dia de evento participaram alunos da escola Elza Luiza Esteves, do bairro Canjica. Durante a solenidade de abertura, quatro deles receberam certificados de participação. A entrega dos diplomas foi um ato simbólico, já que todos os alunos que participarem da Semana da Transparência também serão diplomados.

A aluna Lavínia Rafaeli, 10 anos, é umas das crianças beneficiadas com o projeto. “Estamos aprendendo de que forma e onde o dinheiro público pode ser gasto e que nós cidadãos podemos fiscalizar e cobrar”.

A coordenadora da escola Elza Luiza, professora Francisca Maria Bezerra Mendes, explicou que a unidade escolar já trabalha, há quatro anos, com o projeto “Um por Todos, Todos por Um”, que destaca a ética e a cidadania e o projeto da Transparência vem contribuir com o trabalho pedagógico da escola.

“Com atividades lúdicas nossos alunos estão aprendendo que a sociedade precisa acompanhar e deve cobrar que esses recursos sejam investidos de forma legal e com seriedade”. 

Além da Elza Luiza Esteves também participarão da Semana da Transparência as escolas Agostinho Simplício, Maria Elazir, Marechal Rondon, Coronel Octayde Jorge, Maria Dimpina, Constança Bem Bem e Irmã Maria Betty.