Educação / Alto nível

17 de Outubro de 2016 16h35

Aluna da rede municipal vai representar MT na Olimpíada de Língua Portuguesa

17/10/2016

ROSANE BRANDÃ

Jorge Pinho

Arquivo

 A aluna Maria Manuela de Moraes, do 5º ano da escola municipal Padre Raimundo Pombo Conceição Moreira da Cruz, vai representar Mato Grosso na semifinal da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, categoria Poema.  Maria Manuela está entre os três alunos que foram selecionados na etapa estadual para participarem da semifinal da olimpíada. A etapa regional da categoria Poema vai ocorrer entre os dias 25 de outubro a 18 de novembro, em Maceió. 

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A olimpíada, que nesta edição teve como tema “O lugar onde vivo”, é dividida nas categorias Poema, para alunos do 5º e 6º anos; Memórias Literárias, alunos do 7º e 8º anos; Crônica, alunos do 9° ano e 1º ano do ensino médio; e Artigo de Opinião, para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio. 

Para a etapa regional da olimpíada foram selecionados 500 alunos de todo o país. Desse total serão escolhidos 152 alunos finalistas e seus respectivos professores para participarem da grande final, que vai premiar 20 alunos e seus professores e mais 28 educadores na categoria Relato e Prática. 

Além da aluna também participa dessa etapa a professora de língua portuguesa do 5º ano, Lucineide Rodrigues. A duas participarão de atividades que envolvem reescrita de textos, leituras e escrita, palestras, passeios e interação com alunos de outros municípios do país. O objetivo dessa etapa é ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos e oferecer atividades que vão contribuir com a melhoria do trabalho do professor. 

A aluna disse que estava muito inspirada no dia em que escreveu o texto, que falou das belezas de Cuiabá e do povo cuiabano, da viola de cocho, de São Benedito, dos parques e do calor cuiabano. “Devo essa conquista a minha professora, que sempre foi muito dedicada com a nossa turma. O carinho dela e de todos os outros professores da minha escola só me fazem gostar ainda mais de estudar”.  

Segundo a professora de língua portuguesa, Lucineide Rodrigues, a seleção da aluna para a semifinal da olimpíada é resultado de um trabalho que começou no ano passado com toda a turma ainda no 4º ano. “A interpretação textual sempre foi trabalhada com afinco nessa turma. Fazemos de duas a três produções de textos por semana. E o mais positivo desse trabalho é que os alunos gostam dessa rotina e se empenham para melhorar cada vez mais”, explica a professora.

A professora explica ainda que trabalhar com os alunos o tema da olimpíada “O lugar onde vivo” foi muito fácil, pois a escola já trabalha, interdisciplinarmente, o projeto “Conhecendo Cuiabá”, que destaca as características culturais da cidade. “Os alunos têm conhecimento do lugar onde mora e isso tudo foi destacado em forma de poema. Foi uma pena ter que selecionar apenas um aluno, pois o texto de todos foi muito bom”, disse a professora.

A mãe da aluna, Dolores Jevenez, diz que a filha sempre foi muito dedicada aos estudos e desde muito novinha já gostava de escrever poemas. “Ela sempre foi estudiosa e o incentivo dos professores contribuiu para ela se dedicar ainda mais. Aqui em casa estamos muito orgulhosos dela e sabemos que essa dedicação ao estudo vai lhe dar um futuro promissor”, destaca a mãe.

A diretora da escola Raimundo Pombo, Márcia Pinheiro, diz que toda a escola e os colegas de Maria Manuela estão muito felizes e orgulhosos por ela representar a unidade de ensino na etapa regional da Olimpíada. "Participar  da Olimpíada de Língua Portuguesa foi muito importante para o desenvolvimento de nossas crianças, pois mobilizou os professores em suas atividades diárias e estimulou ainda mais a  leitura e a produção de textos, aprimorando o vocabulário,  o raciocínio e a interpretação”, disse a diretora.

A dedicação pelo estudo tem rendido a Maria Manuela uma trajetória escolar muito positiva. Somente este ano a aluna já conquistou outros dois prêmios em concursos. Ela ficou com o 2º lugar no concurso de redação promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti), cujo tema foi “Trabalho Infantil” e o 3º lugar no concurso Educando para a Cuiabania, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Premiação Olimpíada - Os 500 alunos semifinalistas e seus professores receberão medalhas, livros e participarão de oficinas culturais e de formação. Os 152 alunos finalistas e seus professores receberão medalhas e um tablet. As escolas dos 152 finalistas receberão placas de homenagem.

Os 28 professores finalistas, vencedores na categoria Relato e Prática ganharão um notebook. Os 20 alunos vencedores e seus professores ganharão medalhas, um notebook e uma impressora. As escolas dos alunos vencedores receberão 10 computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção e livros.