Educação / EDUCANDO PARA CUIABANIA

03 de Abril de 2018 16h47

Ações da 4ª edição do Educando para Cuiabania se iniciam nesta quarta-feira com concurso de dança

03/04/2018

LUCIANA SOUZA

Jorge Pinho

Estimular na comunidade escolar da rede municipal de ensino de Cuiabá a importância do conhecimento da história local, analisando o passado da cidade, com  objetivo de compreender a cultura e identidade dos habitantes, de modo que o aluno se sinta parte integrante dessas raízes. Este é o objetivo da didática do projeto Educando para Cuiabania, que neste ano realiza sua 4ª edição, tendo início nesta quarta-feira (4), com as apresentações dos grupos de dança de Siriri e Rasqueado.  O evento faz parte das comemorações em alusão ao aniversário de 299 anos de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril.

“Aproximação entre educação e cultura é uma grande estratégia de uma abordagem pedagógica criativa e, ao mesmo tempo, promovendo o resgate dessa rica cultura cuiabana, agregando a este momento de progresso da Capital tricentenária, de tantos registros emblemáticos que auxiliaram na construção do nosso país. Tudo isso, se alinha a proposta do nosso gestor, ‘de uma Capital que se transforme sem perder a magia do antigo, das raízes’,” destaca o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.  

Ao todo, se apresentam 26 unidades escolares da Capital, entre  Creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb).  O concurso está dividido por modalidades de ensino e as apresentações acontecem nesta quarta (4) e quinta-feira (5).  Durante a quarta, nas modalidades de educação infantil, compreendendo alunos da faixa etária de 4 a 5 anos, se apresentam 12 escolas e cinco Centros, sendo no período matutino, o início às 8h, e no período vespertino, às 14h. Já na quinta-feira, as apresentações são para os grupos do clico dois de ensino, entre dois e três anos, compostos por nove Creches,  na categoria de educação do jardim. Ambas no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

“É um projeto em que o objetivo maior é o resgate da cultura, da tradição cuiabana. Ao longo destes quatro anos, viemos o projeto, e este ano, ele vem em consonância com a proposta de transformação da Cuiabá 300 anos, fazendo uma ponte entre o ontem e o hoje, alinhando isso à educação, para que nossas crianças e adolescentes, que são os percussores dessa nova era, sejam inseridos nesse processo. Dentre esses pilares, o projeto atende a terceira idade também, promovendo uma interação entre as gerações e realizando uma inclusão cultural completa”, ressalta a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado.

Classificação e premiação - Das 26 unidades escolares, 16 serão classificadas para a final, sendo oito de cada modalidade (ensino infantil e jardim). Dessas, quatro de cada modalidade recebem os prêmios.  A solenidade de premiação acontece na sexta-feira (6), no período da manhã, no auditório da Secretaria de Educação.  

No mesma ocasião, acontece a premiação dos concursos de vídeo, com o tema “Belezas de Cuiabá”, dos alunos do 2º ciclo, onde foi classificada uma filmagem de cada unidade, e os do desenho, com o tema “Pintando minha Cuiabá”, com classificação de três desenhos por unidade, participando os alunos do primeiro ciclo.  

Além da premiação do concurso de dança, desenho e vídeo, o projeto também compreende o concurso gastronômico da culinária cuiabana. Neste, os alunos a modalidade do EJA - Educação para Jovens e Adultos, de seis unidades escolares, apresentam pratos típicos da cuiabania. Os seis pratos serão apresentados na noite de quinta-feira (5), às 18h30, na escola Madre Marta Cerutti, localizada à Avenida Juliano da Costa Marques. Os três melhores serão premiados.

A ação da 4ª edição do Educando para Cuiabania se estende por todo mês de abril. Com uma programação voltada para o 3º ciclo de ensino, faixa etária de 12 a 14 anos, o projeto realiza, em dias alternados, o ‘City Tour’ - passeios por lugares históricos da Capital, com palestras e orientações de vários temas, como meio ambiente.

“Trabalhamos todas estas modalidades, juntas às unidades, desde o mês de março. Antes deste período, todas receberam om projeto, optando pela adesão ou não. Todos os classificados estão de acordo com o regulamento do Educando e poderão, além da participação neste cronograma de aniversário, dar continuidade a didática do projeto, levando cultura à grade educacional do município. Mais uma oportunidade de crescimento para a nossa sociedade”, disse a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Marcela Guimarães.  

 

SERVIÇO:

Assunto:  4ª edição do projeto Educando para Cuiabania – apresentação dos grupos de dança Siriri e Rasqueado

Data: quarta-feira (4)

Hora: A partir das 8horas

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado à Rua Diogo Domingos Ferreira, N° 292,  Bandeirantes

 

 

Premiação:

 

Descriminação

Quantidade

Modalidades

01

TV 40”

01 un

Culinária – 1º lugar   (EJA)

02

Notebook

01 un

Culinária – 2º lugar   (EJA)

03

Smartphone

01 un

Culinária – 3º lugar   (EJA)

 

04

Smartphone

01 un

Vídeo - 1º lugar    (2º Ciclo)

05

Bicicleta

01 un

Vídeo - 2º lugar    (2º Ciclo)

06

Tablet

01 un

Vídeo - 3º lugar    (2º Ciclo)

 

07

Bicicleta

01 un

Desenho  1º lugar     (1º Ciclo)

08

Tablet

01 un

Desenho  2º lugar     (1º Ciclo)

09

Tablet

01 un

Desenho   3º lugar    (1º Ciclo)

 

10

Bicicleta

08un

Dança – 1º lugar (categoria Jardim)

11

Kit Livro

08 un

Dança - 2º lugar  (categoria Jardim)

12

Kit Desenho

08 un

Dança - 3º lugar  (categoria Jardim)

13

Kit de Jogos

08 un

Dança –4ºlugar    (categoria Jardim)

 

14

Bicicleta

08 un

Dança – 1º lugar (categoria Educação Infantil)

15

Kit Livro

08 un

Dança - 2º lugar  (categoria Educação Infantil)

16

Kit Desenho

08 un

Dança - 3º lugar  (categoria Educação Infantil)

17

Kit de Jogos

08 un

Dança – 4ºlugar  (categoria Educação Infantil)