Educação / Comemorações

01 de Setembro de 2014 11h58

Abertura da Semana da Pátria leva alunos à Arena Pantanal

01/09/2014

ROSANE BRANDÃO

SME

Arquivo

Pelo menos 6,6 mil alunos de 51 escolas da rede municipal foram beneficiados com ingressos para assistir a rodada dupla de jogos, no domingo (31), na Arena Pantanal. O evento marcou as festividades de abertura da Semana da Pátria em Cuiabá, em comemoração ao Dia da Independência.

A emoção foi maior para 21 alunos da escola municipal de educação básica Maria Ambrósio Pommot que tiveram a oportunidade de entrar em campo com os jogadores do Cuiabá Esporte Clube, que realizou o segundo jogo da rodada.

“Foi a primeira vez que entrei na Arena Pantanal e esse momento foi inesquecível para mim”, disse o aluno Bruno Albuquerque, 12 anos, um dos contemplados para entrar em campo com os jogadores.

Os 21 alunos foram selecionados devido à participação no Programa Fifa 11 pela Saúde, que beneficiou seis escolas municipais de Cuiabá, durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Para o professor de educação física, Demétrios Aguiar, a Arena Pantanal é um dos legados da Copa do Mundo para Cuiabá e a participação dos alunos nesse evento é o reflexo disso. “Como profissional do esporte, acredito que esse é um momento significativo para todos eles, pois estão aprendendo, além da importância da prática esportiva, a se comportar e ter respeito pelo próximo, valores que levarão para a vida toda”, disse o professor.

A diretora da escola Maria Ambrósio, Rose Natalina, disse que a escolha dos alunos é o reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido pela unidade escolar ao longo do ano. “Essa participação é importante para eles e para nós profissionais, isso significa que todo o nosso trabalho vem dando resultados positivos”, disse a professora.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, também prestigiou o evento, representando o prefeito Mauro Mendes. “Sair da sala de aula e participar de atividades externas como essa também acrescenta no ensino-aprendizado. E tenho certeza que esse momento ficará marcado para sempre na memória dessas crianças”, disse o secretário.

Os ingressos contemplaram os jogos do Campeonato Brasileiro da série C e D, com as partidas entre Operário de Várzea Grande X Grêmio de Barueri e o Cuiabá X Asa de Arapiraca.

Além dos jogos, os alunos também assistiram apresentações da banda da Polícia Militar e da fanfarra das escolas estaduais André Avelino e Souza Bandeira. O evento foi aberto com uma apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, que tocou o Hino Nacional.

A abertura oficial da Semana da Pátria ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º) na Praça Alencastro.

A programação da Semana da Pátria vai até domingo (7). Entre os dias 2 a 5 os alunos participarão de visitações aos quartéis da Polícia Militar, Exército e Corpo de Bombeiros. No dia 7 de setembro, Dia da Independência, às 7h, os alunos participarão do desfile cívico, que corre na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente à Praça das Bandeiras.