Educação / PARCERIA

10 de Maio de 2022 06h32

A União Faz a Vida: Ações serão retomadas em unidades da rede pública municipal de Cuiabá

10/05/2022

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Unidades da rede pública municipal de ensino de Cuiabá retomam a partir deste mês as ações do 'Programa A União Faz a Vida'. Executado por meio de uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal de Cuiabá, representada pela Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Ouro Verde do Mato Grosso - Sicredi Ouro Verde, o Programa é a principal iniciativa de educação da instituição e, tem como objetivo, construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Esta semana, a assessora pedagógica do A União Faz a Vida, Cléria Paula França está em Cuiabá visitando as cinco unidades que já desenvolvem o Programa, para alinhamento e mapeamento das necessidades. “Neste momento estaremos levantando os pontos fortes, as necessidades e os desafios de cada escola, em relação as ações realizadas em 2021 e, a partir daí, vamos definir as estratégias para 2022”, explicou a assessora pedagógica.

De acordo com Cléria Paula Franco, A União Faz a Vida (PUFV) é um programa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como principal objetivo promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Através da metodologia ativa e de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins contou que o Programa é executado na rede pública municipal de Educação há nove anos, por meio de adesão das unidades educacionais. “Desde a sua implantação, o Programa vem sendo aprimorado, através das formações dos profissionais envolvidos e assessorias pedagógicas. Orientando e acompanhando os trabalhos nas unidades educacionais tivemos oportunidade de presenciar como as ações desenvolvidas por meio do A União Faz a Vida fizeram a diferença na vida das nossas crianças/estudantes”, disse ela.

Em 2021, o Programa foi executado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônio Ferreira Valentim, Henrique da Silva Prado, Quintino Pereira de Freitas, Prof.ª Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Santa Cecília e Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, com 2.171 crianças/estudantes e o envolvimento de 92 educadores, da Educação Infantil até o 6º Ano. Além da formação dos profissionais, o programa possui material estruturado para os estudantes e orientação aos pais.

Este ano, a expectativa é de que além das cinco unidades que já participaram, 11 unidades educacionais passem a integrar a parceria.