Educação / ARTIGO

15 de Outubro de 2018 16h01

A arte de ensinar

15/10/2018

ALEX VIEIRA PASSOS

Jorge Pinho

Arquivo

Neste dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor. Nesse dia homenageamos aqueles que entendem e percebem que a Educação é uma arte, é saber olhar, ver, perceber, sensibilizar, acolher, despertar, experimentar e encontrar o outro...

Incansável diante das dificuldades, comprometido e dedicado, o professor merece o nosso respeito. Ser professor é um dom, porque ensinar não é somente replicar o conhecimento, o seu ofício está ligado a formar cidadãos. Tenho orgulho em fazer parte de uma gestão que dedica um olhar especial e carinhoso a esses profissionais e trabalha para valorizar aquele que em sala de aula, se doa para esse fim.

Em um país de tamanhas desigualdades sociais como o Brasil, e no momento em que Cuiabá, capital de um dos estados mais promissores do país, se aproxima dos seus 300 anos, a luta pela qualidade da educação pública assume uma dimensão inimaginável e essa tarefa tem sido o objetivo central dos trabalhadores da Educação e em especial da atual gestão do Município.

Em um ano e dez meses, a gestão Emanuel Pinheiro que tem como uma de suas prioridades a Educação e as pessoas, vem fazendo uma revolução dentro e fora das salas de aulas. Após anos engavetada, num gesto ousado e inédito no Brasil, está promovendo o maior programa de valorização dos servidores da Educação em Cuiabá. A Lei Orgânica dos Trabalhadores, agora em fase de revisão, será a responsável, nos próximos quatro anos, em promover um dos maiores investimentos em salários já visto, ultrapassando os R$ 200 milhões.

Mas não para por aí, pensando nas pessoas, a atual gestão do Município está ampliando o atendimento psicológico, nutricional e terapêutico voltado aos profissionais e visando uma Educação de qualidade, inclusiva e humana.

Alguns dos programas em execução, o Climatizar é Humanizar está fazendo das salas de aula um ambiente mais agradável para professores e alunos. Até os 300 anos de Cuiabá, em abril, 300 salas de aulas terão novos aparelhos de ar condicionado.

Na formação continuada vem implementando uma série de programas voltados à capacitação e qualificação dos profissionais como o idealizado pelo renomado professor Augusto Cury, o Inteligência Emocional, que une profissionais da Educação, família e alunos.

São inúmeras ações que demonstram o respeito e o cuidado em proporcionar as melhores condições possíveis para que nossas profissionais possam desenvolver suas atividades. É o reconhecimento pela dedicação, comprometimento e amor com os nossos mais de 51 mil alunos, matriculados na rede pública municipal de Cuiabá.

Porque educar é a arte do encontro, que faz o sentimento brotar e permite conhecer e amar.

Portanto, agradecemos e comemoramos aqueles que educam em gesto e sentimento, e assim rompem as barreiras da ignorância e apontam caminho e faz nascer um novo cidadão.

 

Alex Vieira Passos é advogado, empresário e atual secretário de Educação de Cuiabá