Educação / MEIO AMBIENTE

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

No próximo dia 5 de junho, às 8h, no Parque das Águas, 680 alunos, representando 17 unidades escolares do Ensino Fundamental, da rede municipal de Educação de Cuiabá, vão participar do encerramento da 8ª Gincana Ecológica. Com o tema ‘Cuiabá rumo aos 300 anos, cuidando das águas’, o projeto realizado pela Prefeitura de Cuiabá mobilizou 8.237 alunos além dos profissionais da educação, com o objetivo de enfatizar a importância do cuidado com o planeta para a atual e as futuras gerações.

O evento marcará também as comemorações pelo Dia do Meio Ambiente.

A 8ª Gincana Ecológica, realizada pelas Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Serviços Urbanos, teve início no mês de maio. As atividades envolveram palestras, com foco nos temas ambientais e coleta de embalagens plásticas recicláveis.

Desde que começou a ser realizada em 2010, já foram recolhidos um total de 22 mil toneladas de resíduos plásticos recicláveis com a participação de mais de 60 mil alunos.

“A Gincana Ecológica, este ano em sua  8ª edição, possibilita um espaço onde as crianças e adolescentes podem vivenciar, de forma lúdica e concreta, os ciclos naturais da vida, do ponto de vista ambiental. Assim, podem refletir e valorizar a reciclagem como forma de garantir a qualidade de vida para esta e as próximas gerações”, explicou o professor Bruno da Silva Pinto, da Coordenadoria de Programas e Projetos (CPP), da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

Todo o material coletado pelos alunos está sendo recolhido por  uma associação de reciclagem responsável pela pesagem, acompanhado por uma comissão. Serão premiadas as duas unidades escolares, de cada categoria, que alcançarem os maiores volumes (em peso), de embalagens plásticas recicláveis.

As unidades escolares foram divididas em duas categorias, de grande porte, com mais de 500 alunos e de pequeno porte com até 500 alunos.

As unidades educacionais classificadas em 1º lugar, nas duas categorias, receberão troféus, uma televisão (cada uma), kits esportivos, 40 mochilas e uma aula de campo relacionada com a temática do projeto para até 40 alunos que serão selecionados pela unidade escolar.

As escolas que ficarem em  2º lugar nas duas categorias receberão também troféus, kits esportivos e uma aula de campo sobre o tema para 40 alunos selecionados pela unidade educacional.

Todas as embalagens plásticas recicláveis recolhidas pelas unidades escolares participantes serão doadas a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

“O Prefeito Emanuel Pinheiro reconhece e valoriza a intersetorialidade e a parceria entre os órgãos do Executivo Municipal, como ponto de partida para a mudança de princípios e hábitos da população. Conscientizando nossas crianças e adolescentes, temos convicção de que estamos preparando Cuiabá para os seus 300 anos, com uma população voltada a atuação mais consciente em relação ao meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos.

Gincana Ecológica

Desde o dia 25 de maio até esta quarta-feira (30) as embalagens de plástico reciclaveis estão sendo recolhidas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e do campo (EMEBC) Profª Benedita Xavier Rodrigues, Clovis Hugney Neto, Dr. Fabio Firmino Leite, Profª Francisca de Figueiredo Arruda Martins, Senador Gastão de Mato Muller, Gracildes Melo Dantas, Profª Joana Dark da Silva, Maria Lucila da Silva Barros, Maximiano Arcanjo da Cruz, Octayde Jorge da Silva, Orlando Nigro, Pe. Raimundo Pombo, Silva Freire, Dep. Ulisses Silveira Guimarães, Prof. Zeferino Leite de Oliveira, São Sebastião e Nova Esperança.

SERVIÇO

O que: Encerramento da 8ª Gincana Ecológica – Cuiabá rumo aos 300 anos, cuidando das águas

Quando: 05 de junho, às 08:00 horas

Onde: Parque das Águas