Educação / PLANO MUNICIPAL

Secretaria de Inovação e Comunicação

Jorge Pinho

Arquivo

No próximo dia 25 de junho, representantes da Educação de Cuiabá estarão reunidos no Hotel Fazenda Mato Grosso para a 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O evento está sendo organizado pelo Fórum Municipal de Educação como uma estratégia  para fortalecer o diálogo e a participação ampla da sociedade, na definição da política educacional do Município de Cuiabá.

Como uma das etapas da Conferência, alunos, pais e profissionais das 162 unidades educacionais que compõem a rede municipal estão realizando desde maio, discussões e avaliações internas do PME e também a escolha dos delegados que representarão as unidades no evento.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 400 delegados, representando as redes estadual, municipal, particular, filantrópica e unidades de ensino superior, participem do evento.

Para o coordenador geral do Fórum Municipal de Educação e diretor geral de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), professor Luiz Batista Jorge esse é um momento especial para a Educação em Cuiabá. Mais do que quantidade, a expectativa é de que a Conferência tenha uma significativa representatividade dos segmentos envolvidos com a questão e traga qualidade a processo de avaliação.

“O Plano Municipal de Educação, construído em 2015, está sendo avaliado para que possamos fazer as adequações e correções de curso necessárias.  As metas estabelecidas no Plano, não vão mudar. O que estamos discutindo são as estratégias para que possamos alcançar essas metas, para que Cuiabá tenha uma Educação que realmente consiga atender a demanda da nossa população”, explicou Luiz Jorge.

Nesse sentido o momento é especial, tanto para as unidades escolares, que operacionalizam o que está definido no PME, como para  os gestores que tem grandes desafios para implementar uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade.

“Queremos trazer  todos para que participem efetivamente das discussões, da creche à universidade, o Estado, os setores privados e as diversas instituições ligadas a Educação. Não podemos nos esquecer que o PME é territorial, portanto, envolve de zero até o pós dourado e contém ações propostas que atendem as demandas de todo esse contingente”, explicou.

Na avaliação do coordenador geral do Fórum, esse processo é fundamental também para que a rede possa avançar na busca por soluções para seus alguns de seus desafios, melhorar sua  infraestrutura, aumentar os  investimentos em recursos humanos e ampliar  a capacidade de atendimento da rede, principalmente na faixa de zero a três anos.

Para o diretor da EMEBC Nossa Senhora da Penha de França, Ednilson de Carvalho, unidade educacional localizada no Coxipó do Ouro “é fundamental que haja uma ampla discussão nas escolas e também a  compreensão de todo o conjunto da Secretaria sobre a importância desse momento, também para a formação e qualificação dos profissionais na ponta”.

A unidade atende uma média de 400 alunos, da educação infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em extensão com o Estado também o Ensino Médio. Na unidade educacional, as discussões vêm sendo realizadas nos momentos de formação dos profissionais.

Serviço

O que: 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME)

Quando: 25 de junho

Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso