Educação / Desenvolvimento

10 de Setembro de 2014 08h35

Melhor escola de Cuiabá no Ideb acompanha trajetória escolar do aluno

10/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo segundo ano consecutivo, a escola Ana Teresa Arcos Krause conquistou a melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas públicas (municipais e estaduais) de Cuiabá. 

Com nota 6,4 no Ideb, a unidade de ensino ultrapassou a meta projetada pelo Ministério da Educação para 2021, que é de 6,1. Em 2011 a escola também conquistou o primeiro lugar em Cuiabá, obtendo nota 5,7. 

A diretora da escola, Olinda Gonçalves, explica que várias ações realizadas pela unidade escolar contribuíram para o bom desempenho dos alunos. “Ter uma proposta pedagógica diferenciada e uma equipe comprometida contribuiu para o fortalecimento do trabalho e os resultados positivos”, observa.

Segundo Olinda Gonçalves, a escola atende cerca de 800 alunos, desde a educação infantil até o 6º ano. “A maioria dos nossos alunos entram ainda na pré-escola, por volta dos 4 e 5 anos, o que permite um acompanhamento das dificuldades e o progresso de cada um deles”.

Alvaro Kauã Pires da Silva, do 1º ano, é um desses alunos. Ele foi alfabetizado pela escola e hoje, com apenas 6 anos de idade, consegue dominar a leitura. “Ele adora ler e sempre traz livros de casa para usar em sala de aula”, conta a professora alfabetizadora, Leili Lima.

Conforme a diretora Olinda, outro ponto positivo que ajuda no desempenho do aluno é o envolvimento afetivo com os professores. “Muitos de nossos alunos têm histórias de vida sofridas, mas o carinho e o amor dos professores ajudam a minimizar esses problemas, e isso reflete no desenvolvimento escolar deles”, avalia. 

Esse envolvimento com os professores é reconhecido pelos próprios alunos. Como é o caso daqueles que participaram da Prova Brasil, um dos itens que colaboram para a nota do Ideb. “Eu estava muito nervosa, me sentia apavorada mesmo, achando que não ia conseguir terminar a prova, mas ela passou confiança para gente, dizendo que éramos capazes. Isso nos deu força”, disse a aluna Anna Pereira da Silva, 12 anos, se referindo à professora do 5º ano, Ediana Paula.

O orgulho e a satisfação pelo bom resultado obtido no Ideb estão estampados na carinha de cada um dos alunos, entre eles as alunas Isabella Vitória Moraes e Valeria de Souza, ambas de 11 anos. “Eu sempre gostei muito de estudar e de ler, mas a nossa professora incentivou bastante”, disse Isabella. “Eu tenho o apoio da minha mãe em casa e da professora na escola, isso ajuda muito”, acrescenta Valéria.

Uma das ações mais recentes da escola para ajudar no desenvolvimento escolar dos alunos foi a criação da sala de leitura. “Queria um espaço que fosse além da sala de aula, que fosse atrativa e incentivasse os alunos a terem gosto pela leitura”, disse a diretora. 

Olinda Gonçalves assumiu a direção da escola este ano, após ser eleita pela comunidade escolar em uma eleição direta. Antes disso ela atuou por oito anos como coordenadora pedagógica na escola. Os bons resultados do Ideb em 2011 permitiram que o secretário Gilberto Figueiredo a convidasse para assumir o cargo de diretora de ensino na secretaria. Mas este ano ela decidiu voltar para a escola. “Eu sonho com uma escola pública de qualidade, e os meus professores sonham comigo e acreditam que isso pode se tornar realidade”. 

A escola possui um quadro de profissionais formado por 71 servidores, desse total 40 são professores.