Controladoria / CONTROLE INTERNO

22 de Fevereiro de 2017 17h54

Rede de Controle da Gestão Pública e Emanuel Pinheiro dialogam sobre transparência

22/02/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Rede de Controle da Gestão Pública dialogaram sobre a importância da transparência na condução eficiente do município, durante um encontro que aconteceu nesta quarta-feira (22). A reunião também foi marcada pela apresentação do núcleo para o gestor municipal, que atualmente conta com 15 instituições, inclusive a Controladoria e Procuradoria Geral do Município – CGM e PGM, respectivamente.

“É um privilégio poder receber esta organização e uma alegria muito grande saber que a Prefeitura de Cuiabá também faz parte de uma iniciativa tão crucial para o andamento das gestões públicas. Essa união de forças é fundamental para garantir a transparência nas ações, atividades e procedimentos internos realizados por nós. Afinal, quando se trata de organismo municipal administrativo, tudo toma proporções maiores e certificar que o devido controle está sendo feito é um desafio que o prefeito não consegue suprir sozinho. A Rede vem justamente para nos auxiliar a dar celeridade e eficiência na prestação de todos os serviços ao cidadão”, afirmou Emanuel Pinheiro.

Existente em Mato Grosso desde 2010, a Rede de Controle é presente em todos os 27 estados brasileiros e tem como sua principal função, fortalecer o sistema de controle interno dos municípios e Estado, aumentar a transparência daquilo que é desenvolvido pelos aparelhos públicos, além de atuar preventivamente no combate contra irregularidades. Segundo o conselheiro do TCE, Moisés Maciel, a atuação do núcleo é constante e contínua.

“Nosso objetivo é, a partir da cooperação de seus membros, maximizar as ferramentas postas à disposição destes órgãos de controle, para que possamos efetuar a prevenção, detecção e combate à corrupção. Através da governança colaborativa, trocamos informações e atuamos de forma unida, a fim de também corroborar o controle social, permitindo que a população acompanhe a gestão pública de seu município e esteja a par de como seus recursos estão sendo administrados. É um trabalho ininterrupto”, pontuou.

Para o controlador Geral do Município, Marcus Brito, fazer parte da Rede contribui para a agilidade e integridade da gestão municipal. “A transparência é a maior arma no combate contra a corrupção e ela permanecerá como uma grande aliada da Prefeitura de Cuiabá. Ao estarmos envolvidos nesse processo como agentes participativos, facilitamos nosso acesso às informações e conseguiremos construir uma Capital mais célere, que investe no seu controle interno, fazendo com que as secretarias dialoguem entre si e ajam em conformidade com a lei”, concluiu.

 

Participaram também da reunião os representantes do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Alisson Alencar; do Tribunal de Contas da União, Alexandre Cavalcante; do Tribunal de Contas do Estado, Mariuso Ferreira; e a secretária Executiva da Rede de Controle da Gestão Pública, Maria Aparecida Del Llano.