Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / Consciência ambiental

19 de Maio de 2016 11h31

Semana do Meio Ambiente inicia atividades com ciclo de palestras em escolas

19/05/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

A Semana do Meio Ambiente teve seu pontapé inicial nesta quinta-feira (19), com o ciclo de palestras realizado em inúmeras unidades públicas de ensino. Neste ano, o foco foi direcionado para as escolas da Regional Sul, com o objetivo de tratar com profundidade a zika e a chikungunya, doenças que apresentaram altos índices na região. Com o tema “Meio Ambiente e Saúde: Uma análise de cidadania”, 12 instituições serão contempladas com o debate sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais, seu valor imensurável para a qualidade de vida da população e quais hábitos rotineiros e simples ajudam no combate ao mosquito Aedes aegypti.

“A Semana do Meio Ambiente é uma das iniciativas da Prefeitura de Cuiabá, que visa trazer de forma lúdica para o meio escolar as questões cruciais ligadas a essa temática. Por meio de palestras e da Gincana Ecológica, crianças e adolescentes desenvolvem a consciência ambiental e passam a incentivar e influenciar todos aqueles que fazem parte de seu convívio diário. Aqui, lições permanentes são ensinadas e os estudantes são estimulados a se tornarem questionadores, a fim de que não se curvem àquelas práticas que gradativamente tem destruído nosso planeta e passem a agir como propagadores dos hábitos ecologicamente corretos”, afirmou Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

A iniciativa é fruto de um trabalho feito entre as pastas municipais de Meio Ambiente, Educação e Serviços Urbanos, que uniram forças para direcionar as atribuições das atividades adequadamente. Com ministradores do próprio Horto Florestal, o ciclo de palestras acontece até o dia 24 de maio e ensinará também medidas simples que evitam a proliferação do mosquito transmissor da Febre chikungunya, zika e dengue.

Além disso, as palestras fazem parte da realização da VI Gincana Ecológica, que incentiva os 500 alunos das unidades participantes a se envolverem com a reciclagem, por meio da coleta de embalagens plásticas. Ao final da atividade, todo o material coletado é direcionado para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que encaminhará para a Cooperativa dos Catadores de Cuiabá. Para que o trabalho seja feito de forma cuidadosa, as equipes das secretarias envolvidas coordenarão todas as etapas presentes, partindo da articulação ao acompanhamento até a finalização por uma comissão organizadora.

“A Gincana Ecológica é sempre um sucesso e traz para o universo infantil as questões ecológicas que norteiam os grandes encontros internacionais que discutem questões climáticas e etc. Por meio dessa ‘brincadeira’, crianças e adolescentes passam a compreender a dimensão da crise ambiental em que vivemos e qual o papel que eles podem exercer nisso tudo. Ao estimularmos a reciclagem de garrafas plásticas, eles se sentem parte desse intenso e longo processo de mudança da consciência socioambiental”, disse Zilda Helena, coordenadora do Horto Florestal.

O resultado da VI Gincana Ecológica será divulgado no dia três de junho no Horto Florestal, semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente. As escolas vencedoras serão premiadas com kits esportivos que incluem bolas de futebol de campo, de futsal, de basquete, de vôlei, além de uma rede de vôlei, bombas de ar e conjuntos de coletes para prática esportiva.