/ Modernidade

18 de Novembro de 2014 17h40

Cuiabá lança sistema digital de aprovação de projetos

18/11/2014

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes lançou na tarde desta terça-feira (18), o sistema “Aprovação Digital”, uma ferramenta para desburocratizar e facilitar o acesso do cidadão e empresas ao serviço de análise dos projetos que tramitam na Prefeitura de Cuiabá. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT).

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Lamartine Godoy, enalteceu e agradeceu essa parceria que em seis meses realizou um sonho de anos dos empresários e profissionais que atuam no setor da construção em Cuiabá. “Tudo o que estamos fazendo e mostrando aqui faz parte do processo de desburocratizar a prefeitura determinado pelo prefeito Mauro Mendes nos primeiros dias de sua gestão”, disse Lamartine.

Além da funcionalidade e rapidez do sistema, o presidente do Sinduscon-MT, Cesário Siqueira Gonçalves Neto, afirmou que o  grande mérito do projeto é a proximidade da inciativa privada e do poder público. “Ainda hoje, infelizmente, existe uma certa repulsa da participação das empresas junto à administração pública, pois há uma cultura de que o empresário quer tirar alguma vantagem, o que não é verdade”, afirmou o presidente do Sinduscon-MT.

Essa parceria entre a prefeitura e o sindicato foi destacada também  pelo prefeito Mauro Mendes. Segundo o chefe do Executivo da capital, “nós sozinhos não seríamos capazes de enfrentar todos os problemas”. Mauro Mendes afirmou ainda estar feliz por apresentar aos empresários uma ferramenta confiável para a execução dos projetos, com menos burocracia e também acabar com ‘o jogo de empurra’ que às vezes ocorrer entre empresa, prefeitura e o responsável, quando a obra atrasa.

Mauro Mendes destacou ainda que o Aprovação Digital é uma ferramenta que coloca Cuiabá na modernidade. “No futuro, nós vamos nos orgulhar do que está acontecendo aqui”, afirmou o prefeito.

Operacionalidade

 A operacionalidade do novo sistema foi apresentada por Cesar Calderaro, diretor Executivo da Construtivo, companhia especialista em soluções para a gestão, que criou o sistema  e por Paulo Bresser, presidente do Conselho da Indústria Imobiliária do Sinduscon-MT. O Aprovação Digital será utilizado para todos os processos de alvará para obras, desmembramento ou remembramento. Em média, a prefeitura recebe mensalmente 500 processos dessa natureza.

 Com o novo procedimento, a pessoa ou empresa fará seu cadastro, após obter um login e senha para entrar no sistema, pagar taxas e acompanhar todo o andamento do processo, sem precisar ir até a prefeitura. A ferramenta informatiza todo o processo de troca de informações entre os autores dos projetos e a Prefeitura, permitindo uma comunicação mais rápida e simultânea entre os fiscais, os analistas, as áreas envolvidas e os responsáveis pelos projetos.

Antes, esse processo era iniciado com a impressão das plantas e envio das vias físicas à prefeitura. Hoje, tudo é feito digitalmente. O responsável pelo empreendimento acessa o sistema através da internet, protocola a sua solicitação de aprovação de empreendimento juntamente com o carregamento do projeto e informações complementares necessárias em formato digital.

Com os dados cadastrados, através da tecnologia de workflow, o sistema distribui automaticamente as atividades aos fiscais, analistas e coordenadores até a liberação e assinatura do alvará. Com esta mesma tecnologia, a Prefeitura de Cuiabá pode registrar os requisitos não atendidos, guias de pagamento e devolver o processo ao interessado através dos recursos de colaboração existentes no sistema.

Como acessar ao sistema

Para acessar o Aprovação Digital, o interessado entra no site da Prefeitura de Cuiabá http://www.cuiaba.mt.gov.br/  e clica  em Serviços ao Cidadão ou Serviços à Empresa

O interessado deverá preencher um campo com:

1 - nome completo

2 - endereço profissional

3 - cópia do documento profissional (CREA, CAU). deverá ser escaneado e enviado.

4 - telefone

5 - e-mail.

 

Preenchido este cadastro, o SISTEMA CONSTRUTIVO deverá gerar login e senha ao interessado.