Cultura, Esporte e Lazer / Monumentos Históricos

10 de Julho de 2014 14h45

Esculturas restauradas pela Prefeitura são recolocadas na Lagoa Encantada

10/07/2014

EVELYN RIBEIRO

Secretaria de Cultura

Arquivo

Três esculturas restauradas pela Prefeitura de Cuiabá recentemente foram recolocadas na Lagoa Encantada, no bairro CPA III, nesta quinta-feira (10). O trabalho de reinstalação foi realizado por uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

As peças criadas pelo artista plástico Jonas Barros são chamadas de “Bicho de Duas Cabeças”. Antes de retornarem ao local de origem, elas passaram pelo processo de reconstrução, retirada de impurezas e colocação de verniz. No mês passado integraram uma exposição realizada na Arena Cultural Cuiabá.

Esta obra é composta por figuras de peixes, com medidas entre três e seis metros de chapa. O trabalho de recomposição manual foi executado pelo escultor, Fred Fogaça, também responsável pela recuperação da escultura da Maria Taquara, em 2009.

“A ideia não é apenas recuperar a peças, mas fazer com que seja vista como um atrativo pela população”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado.

Além destas peças, a Prefeitura de Cuiabá também recuperou a estátua “Três Graças“, do artista plástico, Leonardo Henrique Lobo de Campos. A estátua homenageia a musicista Zulmira Canavarros, a poeta Guilhermina de Figueiredo e a jornalista Luiza de Figueiredo Calhao.

O monumento foi retirado da Avenida Coronel Escolástico em setembro do ano passado, após apresentar risco de desabar e o processo de revitalização durou cerca de dois meses. A “Três Graças“ é feita de cimento, possui tamanho humano e acessórios de sucata. A destinação dela está sendo estudada pela Secretaria Municipal de Cultura.