Cultura, Esporte e Lazer / PATRIMÔNIO

24 de Março de 2017 13h03

Vistoria é aprovada e a Casa Barão de Melgaço, será entregue no dia 15

24/03/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A prefeitura de Cuiabá por meio das secretarias de Cultura Esporte e Turismo e Planejamento, realizou uma visita de vistoria na Casa Barão de Melgaço, juntamente com as Presidentes da Academia Mato-grossense de Letras - AML Marilia Beatriz Figueiredo Leite e do Instituto Histórico e Geográfico, Elizabeth Madureira Siqueira para deliberar pontos estruturais sobre a cerimônia de reinauguração da Casa no dia 15 de abril, dentro da programação do aniversario de Cuiabá.

A vistoria começou com um “check list” idealizado pelas dirigentes em todas as dependências, que receberam a reforma dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas.

O secretario-adjunto, Junior Leite reitera que foi possível, observar todos os pontos reformados, sejam eles internos ou externos, e que estão em conformidade com o contrato. Disse ainda, que essa ação serviu para reforçar, o quanto a gestão atual valoriza e respeita o patrimônio histórico e cultural da cidade.

“É uma alegria para a Secretaria de Cultura e para o Prefeito Emanuel Pinheiro, participar de um processo tão emblemático e significativo para Cuiabá. A Casa Barão é um local de extrema referência para o Centro Histórico. Por isso, com o resultado da inspeção já conseguimos marcar a data de entrega, que será dentro das comemorações de aniversário da cidade”, ressaltou o adjunto.

A presidente da AML, Marilia Beatriz relatou que a casa volta em um momento de grande produção literária para Mato Grosso, destacando alguns nomes de escritores-imortais da academia que estão com obras recém-lançadas como, Benedito Dorileo, José Carrara, Dona Nilza Queiroz, Cristina Campos, entre outros membros.  

“Estou quase no final de minha gestão diante e eu estava muito preocupada em não poder realizar nenhuma atividade dentro dela. Mas estou muito satisfeita com o tratamento humanizado e cidadão dado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. E pretendo ainda fazer muitas coisas, e a primeira delas será esta cerimonia festiva de reabertura da Casa. Que é o retorno do filho a Casa do pai, e o nosso pai é o Barão de Melgaço”, consagrou a presidente.

Em tempo, o secretario de Planejamento Zito Adrien, ainda pontuou que todos os demais patrimônios pertencentes ao “Pac  Cidades Histórias”, os contratos e obras, estão sendo revisados. Além disso, estão sendo realizadas visitas técnicas de prevenção, para que não exista nenhuma surpresa, com relação a execução e para que não haja o atrasos na entrega do patrimônio.

"Estamos trabalhando em parceira à secretaria de cultura, para que tenhamos sucesso na realização do programa, pois somos responsáveis pelos convenios e vamos tratar com muita sobriedade para que Cuiabá tenha em um prazo curto de tempo, se não todas, a maioria dos casarões restaurados, " frisou o secretario 

A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira (23).