Cultura, Esporte e Lazer / TURISMO

21 de Abril de 2017 19h24

Vice-prefeito propõe fortalecimento do turismo da Capital com a criação da Secretaria de Turismo

21/04/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

O vice-prefeito Niuan Ribeiro, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo Renato Anselmo Vilela e o secretário-adjunto de Turismo Marcos Fabricio, prestigiaram nesta quinta-feira (20), a abertura da FIT – Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2017, no Centro de Eventos do Pantanal. Este é considerado o maior evento na área de turismo da região Central do Brasil, movimentando toda a cadeia envolvida no segmento e funciona também como vitrine para promover os atrativos turísticos dos municípios, suas tradições culturais e a gastronomia.

A nova edição da FIT foi lançada, evidenciando o potencial turístico do Estado de Mato Grosso. O evento que este ano vem com o tema “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, oferece palestras e seminários, criando a oportunidade para quem busca capacitação técnica e profissional. Além de apresentar diversas opções de entretenimento, proporcionando ao público conhecer mais sobre os atrativos turísticos do Estado, pacotes disponíveis, consumir produtos fresquinhos da agricultura familiar, comprar  peças do artesanato regional ou aproveitar com a família o espaço gastronômico e os shows culturais.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro reconheceu a importância da realização do evento para o Estado, em fomentar o turismo e a economia e, promover o encontro do trade turístico para que ele se desenvolva dentro do Estado e em Cuiabá.  “Cuiabá está inserida neste contexto internacional, por ser a capital do Pantanal, um patrimônio mundial da humanidade, que tem que ser explorado devidamente para trazer os recursos e toda riqueza da atividade econômica do turismo para o Mato Grosso e para Cuiabá. E também é a Capital do Agronegócio, onde o turismo de negócios pode ser implantado dentro da nossa cidade, de uma forma a ser otimizada para trazer recursos e movimentar a nossa economia. E nós ainda temos um potencial cultural e gastronômico. Portanto, temos uma Capital que vai completar 300 anos com uma cultura de raízes fortes, de um povo hospitaleiro,  que com pouco investimento, boas ideias e com muito entusiasmo, dessa forma  teremos condições de promover o turismo na nosso cidade”, ressaltou o vice-prefeito.

Partindo desse principio, Niuan aproveitou para explicar a necessidade do desmembramento da Pasta do Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. “A secretaria uma vez dividida, alcançará uma visibilidade maior no Ministério do Turismo, dessa forma trará mais recursos federais para Cuiabá”, completou.

Ainda segundo ele, a gestão também poderá estreitar, com mais autonomia a proposta da feira que é a prática de um turismo sustentável, criando mecanismos de conscientização na preservação do meio ambiente. Além da geração de emprego e renda através de atividades ligadas ao turismo local.

Para o secretário Renato Anselmo, a ida do Vice para a nova Pasta, culminará em mais investimentos para o município.“O turismo é uma mecanismo forte, uma alternativa para a economia de qualquer lugar. Muitas cidades vivem exclusivamente da renda que ele proporciona. E acredito que o vice-prefeito está no caminho certo e tem força para atrair novos investimentos. E é isso  que precisamos, impulsionar o potencial turístico da nossa cidade, dando a ela maior visibilidade, e assim tornar Cuiabá uma atração turística conhecida, como os outros pontos turísticos do Estado”, disse Renato Anselmo.

Durante o período da feira, será lançado um App (aplicativo) que vai divulgar nossos pontos turísticos e auxiliar o turista, oferecendo serviços como reservas em hotéis, restaurantes e a programação cultural atualizada da cidade.

“A aquisição deste aplicativo para divulgar a Capital é de grande valia para a Prefeitura de Cuiabá. Temos certeza que esta será mais uma ferramenta, que vai fortalecer e facilitar a vinda do turista e consequentemente aumentando nossas reservas”, concluiu Marcos Fabricio adjunto de Turismo.

A FIT – Feira Internacional do Turismo do Pantanal vai até o dia 23, no Centro de Eventos do Pantanal. A entrada é gratuita.