Cultura, Esporte e Lazer / Trabalho harmônico

18 de Janeiro de 2017 14h30

Secretarias terão importâncias igualitárias

18/01/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Mesmo ainda não tendo os nomes definidos de seus adjuntos, que irão auxilia-lo, o secretário demonstra total interesse em dar continuidade aos projetos existentes, como também, lançar novas propostas para os três segmentos. Para dar largada e acelerar suas ações, o Secretario já definiu as primeiras prioridades para esta nova gestão.

De acordo com ele, todas as secretarias terão importância igualitária, mesmo tendo uma relação um pouco maior com o Turismo, que foi o que proporcionou esta indicação, entretanto garante que estará ligado às três:

“Mesmo sendo três secretarias importantes para desenvolvimento de uma cidade, como Cultura, Esporte e Turismo, acredito estar apto a trabalhar por todo o segmento, e poder honrar o convite feito pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, e assim conquistar o apoio do povo cuiabano”, reforça Renato Anselmo.

Na Cultura, sua primeira atuação será dar continuidade as festividades carnavalescas deste ano, começando com a eleição do Rei e Rainha do Carnaval e organizar o carnaval de rua, com os locais a serem definidos esta semana. Outro aspecto da área cultural deverá ser o estreitamento das relações com a classe cultural.

“Queremos ouvir as necessidades de artistas e produtores culturais da capital e ver de que forma a secretaria vai poder ajuda-los. Inclusive alguns artistas já nos procuraram e logo que a secretaria e seus adjuntos estejam definidos poderemos dar um retorno mais apropriado à classe artística cuiabana”, completa.

Deverão ser criados eventos culturais nesses novos espaços, como Orla do Porto e Parque das Aguas, para que a arte do município seja reverenciada e, que em contra partida, e que, também, contemple a pasta do Turismo.

Para o Turismo, a ideia principal será trazer de volta o turista, mesmo aqueles que venham a negocios, para a Capital. A secretaria pretende criar um roteiro turístico, não só nos parques novos, como também a reativação do Centro Histórico. “Queremos mostrar o nosso potencial turístico, através da nossa gastronomia e das nossas riquezas turístico-cultural", disse o secretario.

No Esporte, o carro chefe da secretaria será a retomada do “Projeto Bom de Bola, Bom de Escola”, que inclusive o próprio secretário é “cria” do projeto. Renato Anselmo fez parte do projeto do ex-prefeito Roberto França há 16 anos;

“Ter feito parte desse projeto, na minha adolescência, foi muito importante na minha vida! Me ajudou muito do meu caráter e da minha formação profissional. E eu sou prova viva de que o projeto dá certo! E hoje, fazer parte da retomada dele, é para a realização de um sonho de poder proporcionar a outros garotos as mesmas chances e oportunidades que tive através do projeto”, orgulha-se.

Ainda dentro da pasta do Esporte, serão retomadas as atividades dentro do “Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)”, desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), para proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorecer a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Renato Anselmo tem 28 anos, cursou Turismo, é graduado em Administração e está cursando o sexto semestre de Direito, e é a primeira vez a frente de um cargo público municipal.