Cultura, Esporte e Lazer /

16 de Dezembro de 2010 11h00

Secretaria realiza 1º Festival Natalino de Bandas e Fanfarras

16/12/2010

Lis Ramalho/SMC

A Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá e a Sociedade Musical Mestre Inácio realizam no dia (17-12), o “1º Festival Natalino de Bandas e Fanfarras”. O evento será realizado na Praça Alencastro, durante o dia todo. Mais de 20 conjuntos musicais serão as atrações do evento, que vai das 8h às 20h. Bandas e fanfarras de todas as escolas municipais e estaduais vão participar do evento. O objetivo do festival, segundo o secretário da Cultura, Sérgio Cintra, é resgatar a cultura natalina nas praças da Capital, que receberam decoração de Natal.

O presidente da Sociedade Musical Mestre Inácio, Paulo Célio, informou que esta é uma oportunidade de crianças e jovens divulgarem o trabalho que vem desenvolvendo nas escolas, durante todo o ano. Ele destacou que, nos últimos anos, poucos eventos natalinos eram sendo realizados em praça pública. “Acreditamos que a educação musical é um fator primordial para a sociedade, pois através da música podemos preparar os jovens para o exercício da cidadania”, ressaltou o presidente.

Para o secretário da Cultura, através de projetos como este, bandas e fanfarras são mais valorizadas, e os alunos têm seus trabalhos reconhecidos. “Sempre apoiamos projetos que visam fortalecer a cultura de Cuiabá. A música serve para ajudar a preencher lacunas importantes na vida desses alunos. Isso serve de elevação para a auto-estima dos jovens, que se empenham cada vez mais para mostrar o resultado de seus esforços”, acrescentou Sérgio Cintra.