Cultura, Esporte e Lazer / ELEIÇÃO

20 de Junho de 2017 11h37

Secretaria prorroga inscrição para Conselho Municipal de Cultura

20/06/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá decidiu prorrogar o prazo de inscrição para a composição do Conselho Municipal de Cultura. A convocação para a escolha dos novos membros titulares e suplentes está de acordo com o regimento eleitoral, elaborado pela Secretaria e o Conselho, conforme a Lei nº 273/2011. A formação do conselho é paritária, com 12 membros, sendo seis deles indicados pelo governo municipal e os outros seis por segmentos culturais.

Conforme o secretário Francisco Vuolo, o novo prazo oportuniza que os integrantes do segmento cultural se manifestem no sentido de indicar nomes para compor o Conselho. “Queremos que este Conselho tenha representantes de várias classes culturais como audiovisual, literatura, artes cênicas, entre outros. Pela democratização da escolha, vamos oportunizar pela terceira vez a classe indicar os nomes. Vamos buscar dar maior publicidade ao edital e esperamos que até o dia 30 o Conselho esteja composto”, ressaltou Vuolo.

O secretário explicou ainda que somente depois da formação do Conselho de Cultura é que poderá soltar os editais para inscrição de projetos nas diversas áreas que a Secretaria atenderá. “Já temos assegurado R$ 750 mil para serem investidos em projetos no segundo semestre de 2017 e pretendemos aumentar esse valor”, ressaltou.

Com o recurso previsto o objetivo, segundo Vuolo, é atender 32 projetos culturais, sendo: 6 de artes cênicas; 6 culturas popular, folclore e artesanato; 3 audiovisual; 7 para literatura; 6 musicais; e 4 de patrimônio. “Com o conselho constituído, os projetos inscritos poderão ser avaliados e terem os recursos aprovados para a realização dos mesmos. Caso novamente não haja inscrição teremos que nomear diretamente os nomes para compor o conselho, senão perderemos os recursos previstos”, disse.