Cultura, Esporte e Lazer / TRADIÇÃO

06 de Março de 2018 08h00

Secretaria participa de lançamento social em prol do Projeto Semente Ribeirinha

06/03/2018

ALESSANDRA BARBOSA

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo participou neste sábado (03), em uma rede de supermercado da Capital, do lançamento do “Troco Solidário” em favorecimento ao “Projeto Semente Ribeirinha”, criado pelo grupo Flor Ribeirinha para atender crianças de famílias de baixa renda com idades de 06 a 12 anos.

Com o intuito de apoiar e, acreditando no fortalecimento das tradições cuiabanas entre as comunidades através da música e da dança regional, como o Siriri e Cururu para o legado das futuras gerações o secretário Francisco Vuolo e o público que passavam pelo local encantados pela apresentação das 40 crianças que lá estavam todas paramentadas, as meninas com suas saias coloridas e os meninos seus chapéus de palha, acompanhados pela tradicional Viola de Cocho.

“É muito gratificante para nós da Prefeitura de Cuiabá, acompanharmos a evolução de um grupo campeão mundial Flor Ribeirinha, soltando suas sementinhas para o futuro. Podemos ressaltar que além de ensinar uma carreira voltada à cultura regional, esse projeto está fazendo sua parte social contribuindo com formação dessas crianças tirando-as da vulnerabilidade. E uma cidade forte é aquela que invista no futuro da sua gente como determina o Prefeito Emanuel Pinheiro”, destacou Vuolo.

O evento fez parte de uma ação realizada pela rede de Supermercados Comper, que a cada dois meses, beneficia uma entidade ou projeto social. Nos meses de março e abril a arrecadação com o “Troco Solidário” vai se destinar ao projeto Semente Ribeirinha. A doação funciona assim, quando o cliente finaliza suas compras no caixa, ele pode oferecer pelo sistema sua doação, independente da forma de pagamento, podendo ser de qualquer valor.

O projeto Semente Ribeirinha, começou como pontinho de cultura em 2010 pelo Ministério da Cultura. E retomado em 2014, para atender crianças de baixa renda com idade entre 4 a 12 anos, que moram nos bairros próximos ou na comunidade. Além de aprenderem a dançar fazem cerâmica na comunidade São Gonçalo Beira Rio e participam de grupos de contação de histórias. O grupo infantil já fez várias apresentações que encantaram o público com a sua performance.

A presidente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, ressalta que desde a fundação do grupo infantil vem buscando meios parta manter as atividades. “Trabalhar com estas crianças envolvem muitos sentimentos e emoções. Temos que incentivá-las para que no futuro tenhamos a nossa cultura preservada”, disse ela.

O coreógrafo e instrutor, Avinner Augusto, frisou que colocou a disposição todo o conhecimento das tradições da cultura popular para que as crianças possam ter acesso e participar da sua difusão. “Neste projeto elas aprendem toda a tradição com as músicas e a dança, entre outras lições que levarão para toda a vida”, argumentou. Há um envolvimento da comunidade que possui vários núcleos familiares que sobrevivem da cultura como principal fonte de renda, principalmente por ser o bairro considerado o berço da cultura cuiabana.

Quem se interessar em conhecer ou ajudar o projeto, basta entrar em contato com o Avinner Augusto pelo telefone (65) 99262-0881.