Cultura, Esporte e Lazer / PAC Cidades Históricas

24 de Janeiro de 2017 20h13

Secretaria e IPHAN se unem para entregar obras do PAC Cidades Históricas

24/01/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

O secretario de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Renato Anselmo Vilela, se reuniu nesta terça-feira (24) com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso (IPHAN/MT), Amélia Hirata. O motivo do encontro é o andamento das obras de revitalização dos casarões e praças localizadas no Centro Histórico da Capital, por meio de recursos do ‘PAC Cidades Históricas’.

Durante a reunião, foi feito um levantamento das ações que possuem recursos do Programa em Cuiabá, cujo investimento é de mais de R$ 10 milhões. Ao todo, são 16 ações em praças e casarões. Entre elas está a Casa Barão de Melgaço, que abriga o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e a Academia Mato-grossense de Letras. A revitalização do prédio deve ser concluída já no próximo mês.

Outro casarão que passa por revitalização é do Museu da Imagem e do Som (MISC), além da Casa do Patrimônio, onde fica a sede atual do IPHAN. Após os reparos, o local será destinado à realização de cursos e atividades culturais. Da mesma forma, a Casa 79, localizada na Rua Pedro Celestino, receberá o Escritório de Gestão do Centro Histórico.

Também está sendo restaurada a antiga casa de ‘Bem Bem’, que passará a abrigar o Instituto Ciranda após revitalização. Já o casarão 155 sediará uma creche Municipal, ao passo que a Casa Procon se transformará num posto da Policia Militar e o casarão Irmã Dulce abrigará a nova sede do IPHAN/MT. A Casa Funai seguirá abrigando a loja de artesanatos indígenas ‘Artíndia’ - todas situadas na Rua Pedro Celestino.

Já as praças que receberão benfeitorias são a Dr. Alberto Novis, entre as Ruas 7 de Setembro com a Campo Grande; Caetano de Albuquerque, na Avenida Cel. Escolástico, próxima a igreja de São Benedito; Senhor dos Passos, atrás da igreja Senhor dos Passos, entre as Avenidas Ten. Cel Duarte e Voluntários da Pátria; Conde de Azambuja, conhecida popularmente como da Mandioca, na Rua Pedro Celestino, e a escadaria do “Beco Alto”.

“É a primeira vez que o Município recebe um recurso tão alto para a revitalização do Centro Histórico. Parte, inclusive, já foi disponibilizada e investida. Por isso, é de suma importância dar continuidade e concluir essas obras,” considerou Amélia Hirata.

O papel do Iphan é interceder e acompanhar as medições, além criar uma ligação entre os estados e o Distrito Federal. E a responsabilidade da Prefeitura é licitar e executar as obras de acordos com os projetos. “A prefeitura vai se empenhar no que for necessário, para que as obras sejam retomadas imediatamente. Vamos chamar as empreiteiras e fazer as adequações aos projetos. Acreditamos no potencial turístico e cultural do nosso Centro do Histórico, reduto da identidade do povo cuiabano”, garantiu Renato Anselmo.