Cultura, Esporte e Lazer / TRADIÇÃO

25 de Novembro de 2019 16h26

Secretaria de Cultura recebe exposição Festa de Santo nesta terça-feira (26)

25/11/2019

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Arquivo

Depois de uma temporada no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), a exposição “Festa de Santo”, do fotógrafo Nilton Amorim de Carvalho, chega ao salão do Clube Feminino, sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá. A abertura acontece nesta terça-feira (26), a partir das 9h. A exposição segue até 27 de dezembro no local e tem entrada gratuita.

São 180 fotos selecionadas pela curadoria do fotógrafo amador, vice-presidente da Federação Mato-grossense de Siriri e Cururu, Nilton Amorim de Carvalho, mas ele diz que seu acervo já passa de 26 mil registros documentais de festas de santos por todos estado de Mato Grosso. Natural de São Pedro de Joselândia, a história de Nilton com a tradição dos eventos religiosos e culturais foi construída desde a infância, porém o despertar pelo registro aconteceu em 2013.

“Percebi que não tinha ninguém registrando aquilo. As pessoas estavam ali, mas não tínhamos como comparar como eram as festas antes e como são agora”, explica o fotógrafo. Foi então que a memória virou fotografia.

As vestimentas de chita, a decoração com materiais naturais, como o bambu, os adornos nos altares de santo. De acordo com Nilton, um olhar mais atento e se percebe o passar do tempo na transformação da cultura popular. E em imagens ele vai contando histórias de datas simbólicas e de devoção de comunidades tradicionais de Mato Grosso.

SERVIÇO

O que: Abertura da exposição Festa de Santo

Quando: terça-feira (26), às 9h

Onde: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo – Rua Barão de Melgaço, 3677 Centro