Cultura, Esporte e Lazer / CINEMA

06 de Março de 2018 12h20

Secretaria de Cultura recebe as filmagens do longa metragem Loop

06/03/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Algumas dependências da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá foram transformadas em um grande espaço para construção cinematográfica nesta terça-feira (06), com as gravações do filme “Loop”, do diretor cuiabano Bruno Bini, que trás como protagonista o ator Bruno Gagliasso e um elenco de peso para as locações no centro da Capital.

Sob o aval do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo a secretaria foi tomando forma para absorver a produção. “Estamos muito contentes em receber esse pessoal aqui e poder contribuir com o cinema local, que passa por um momento de ascensão na Capital. Torço pelas produções cuiabanas e por mais gente fazendo cinema e gerando trabalho através da arte”, disse Vuolo.

Logo cedo, por volta das 7h da manhã, a equipe técnica chegou com toda sua parafernália para montar a estrutura para a cena da Delegacia de Policia, utilizando como cenário, a fachada e a estrutura do prédio do antigo Bic Banco, entre as ruas Barão de Melgaço e Campo Grande.

Nas filmagens da cena da delegacia foram empregados 21 figurantes (todos de Cuiabá), uma equipe técnica de 60 pessoas, sendo que a metade dos profissionais também é daqui. Nesta cena estavam presentes, o protagonista Bruno Gagliasso - Daniel, o delegado Roberto interpretado pelo ator uruguaio Roberto Birindelli, a atriz Branca Messina - Simone - irmã do Daniel, o personagem misterioso de Nikolas Antunes e o cuiabano Romeu Benedicto (escrivão). Além do Romeu outro ator cuiabano que faz parte do elenco é o ator Sandro Lucosi.

“Esta é uma cena de continuidade. Ela acontece quando o Daniel (Gagliasso) vive  uma situação trágica, passa a noite na delegacia e é liberado no dia seguinte. E na construção da cena estão os personagens da delegacia, o delegado, o escrivão, todos que estão na delegacia, a irmã que vai encontrá-lo na saída e por ai vai...” esclarece o diretor.

Ele ainda ressalta que gravar no Centro de qualquer cidade, em meio ao horário de expediente causa certa dificuldade em se ter o controle do ambiente em geral. “As adversidades fazem parte de quando se filma em externa, mas é também uma oportunidade de mostrar pra cidade que aqui também se faz cinema”, completa Bruno Bini.  

Conforme o ator Roberto Berindelli (o Josué da novela Império da Globo, e o também delegado da novela apocalipse da Record) o nascimento do Loop se deu a partir de um encontro dele com diretor e a produtora executiva do filme Angelina Stein, em Buenos Aires.

“Desde que o Bruno nos falou do roteiro, ficamos logo interessados. Esta é a primeira vez que venho a Cuiabá, ainda não deu pra ver muita coisa. Hoje eu filmo e volto para o Rio, mas semana que vem fico uma semana para gravar as cenas noturnas e, aproveitar para provar um churrasco daqui”, disse o ator.

Para o cuiabano Romeu Benedicto, o nosso “Totó Bodega”, os filmes do Bruno sempre abrem uma nova oportunidade para estar exercitando a profissão em terras cuiabanas. “Este é o segundo filme do Bruno que eu faço o primeiro foi o “Três tipos de medo”, que vem viajando o mundo arrebatando muitos prêmios e divulgando nosso trabalho e tenho certeza que com Loop não será diferente”, destaca Romeu.

Este é o primeiro longa-metragem do diretor e roteirista, Bruno Bini. A produção conta com a supervisão artística do diretor Fernando Meirelles e  preparação de elenco de Fátima Toledo.

O filme envolve 90 profissionais até a fase de pós-produção e está orçado em R$ 3 milhões, dos quais o mercado cuiabano deverá absorver R$ 2 milhões na sua execução local. Mercado este que, aposta a equipe, será reconhecido nacionalmente após o lançamento do “Loop”.